Por que a indústria deve se digitalizar para sobreviver

No atual cenário do mercado, a digitalização tornou-se uma necessidade para as grandes indústrias permanecerem relevantes e competitivas. Segundo pesquisa recente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com o OasisLab Innovation Space, de 2023, a maioria dos varejistas (64%) diz ter a intenção de investir mais em transformação digital.

Para Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais - startup especializada na gestão de vendas via marketplace-, a digitalização é essencial para garantir não apenas a sobrevivência das empresas, como também a expansão de suas margens de lucro. "Estamos em uma era na qual a tecnologia não apenas influencia, como reescreve as relações de consumo. As empresas que não se adaptarem a esse novo contexto correm o risco de ficarem estagnadas ou, até mesmo, obsoletas", avalia Garcia.

Além de ampliar as margens de lucro, a digitalização permite às indústrias estabelecerem um relacionamento mais próximo com o consumidor final. "O e-commerce não só oferece uma oportunidade única de alcançar novos clientes, mas também de entender melhor suas necessidades e preferências", destaca o especialista.
 

Ofertas personalizadas e vínculo com clientes

Através de dados precisos e análises detalhadas, as empresas podem personalizar suas ofertas e serviços, fortalecendo assim o vínculo com o público-alvo. “Com esse modelo as empresas se comunicam diretamente com seus clientes, e, assim, conseguem fazer um estudo de campo para as vendas, verificando qual produto precisa de maior atenção ou está com bom fluxo de vendas”, ensina o executivo.

Mudança da cultura organizacional

Contudo, o maior desafio para as grandes indústrias é quebrar as barreiras internas que muitas vezes impedem a adoção completa da transformação digital. "É essencial superar resistências e implementar uma cultura organizacional que valorize a inovação e a adaptação às mudanças do mercado", enfatiza Garcia.

Isso envolve não apenas investir em tecnologia e infraestrutura, mas também em capacitação e engajamento dos colaboradores em todos os níveis da empresa.

“Diante desse cenário, investir em estratégias digitais não é apenas uma escolha, mas uma obrigação para as grandes indústrias que desejam não apenas sobreviver, mas prosperar em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico”, finaliza.

Share This Post

Post Comment