Estudo comprova eficácia da tecnologia para superar desafios de conexão humana

Estudo comprova eficácia da tecnologia para superar desafios de conexão humana

Pesquisa conduzida pela EF Corporate Learning com mais de 60 líderes globais de Recursos Humanos (RH) e de aprendizado e desenvolvimento (L&D, em inglês) de empresas multinacionais de grande porte mostra como a Inteligência Artificial, quando usada de forma estratégica, pode impulsionar a comunicação intercultural nas empresas globais e as principais limitações da tecnologia na replicação ou substituição da conexão humana.

O estudo contou com entrevistas de gestores de RH e L&D de todos os continentes, sendo que 32% dos respondentes estão alocados em empresas na América Latina. Participaram da pesquisa, principalmente, empresas das áreas de serviço, manufatura e saúde/farmacêutico, sendo a maioria delas (49%) com faturamento entre US$ 501 milhões e US$ 5 bilhões.

Entre os principais benefícios apontados pelo uso da IA para as lideranças de recursos humanos estão a redução das barreiras linguísticas, o acesso a análises de comunicação em tempo real, além da aceleração de tarefas repetitivas. Entre as principais preocupações, os gestores listam o desequilíbrio no desenvolvimento e inclusão dos colaboradores, dependência excessiva da inteligência artificial, desumanização devido a uma comunicação menos centrada nas pessoas a receptividade e capacidade dos colaboradores na utilização da tecnologia.

"Por um lado, empresas globais dependem de uma comunicação fluida e eficiente em todo o seu ecossistema, algo que a IA pode ajudar a aprimorar. No entanto, os negócios são geridos por – e vendem para – seres humanos em um contexto cada vez mais multicultural. Assim, a questão mais relevante é se a IA é capaz de facilitar processos humanos como a comunicação intercultural ou se, ao contrário, essas novas tecnologias podem criar ainda mais barreiras entre as pessoas em um mundo globalizado", afirma Izabela Xavier, vice-presidente para América Latina da EF Corporate Learning.

O estudo da EF EdTech concluiu que essas tecnologias são, de fato, poderosas aliadas no ganho de produtividade, ao automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais criativas e estratégicas. No entanto, o levantamento também aponta uma preocupação: o uso excessivo da IA na comunicação escrita pode reduzir a valorização do aprendizado de idiomas. Isso pode colocar em desvantagem profissionais que não dominam o inglês, especialmente em interações ao vivo.

“Aspectos culturais e linguísticos podem influenciar a comunicação intercultural. Em um ambiente de trabalho global, as pessoas frequentemente precisam se comunicar em um segundo, terceiro ou até quarto idioma. A falta de fluência e confiança pode gerar ansiedade, levando à evasão da comunicação e à interrupção da troca de ideias, o que prejudica a inovação, a produtividade e os relacionamentos dentro da empresa”, comenta Dr. Christopher McCormick, Diretor Acadêmico da EF Corporate Learning

Os líderes de RH exercem papel fundamental na definição das diretrizes para o uso da IA e da abordagem educacional mais eficaz para essas novas tecnologias, segundo o estudo conduzido pela EF Corporate Learning. O trabalho destaca ainda que cabe aos líderes de RH e L&D o papel de incorporar estrategicamente as ferramentas de IA nos planos de desenvolvimento das empresas. Se não forem tomadas decisões conscientes sobre políticas e boas práticas relacionadas à IA, o mercado continuará avançando – e quem permanecer inerte corre o risco de ser deixado para trás.

“Agora conseguimos medir microprogressos na proficiência linguística, identificando mudanças que um professor talvez não tivesse tempo de notar enquanto ensina 30 alunos em uma sala de aula. Os humanos são analógicos – é isso que nos torna fascinantes e algo que queremos preservar. Mas é por isso que a combinação entre humanos e IA é tão importante, pois o digital pode ser insuficiente sem o toque

humano”, explica Lee Schuneman, Presidente da EF EdTech.

Confira o que os líderes de RH podem fazer para melhorar a comunicação com IA:

Desbloqueie o potencial dos colaboradores

Para líderes de RH e L&D, essa deve ser uma prioridade estratégica – tanto para o desenvolvimento individual quanto para o sucesso dos negócios. E tudo começa com a comunicação: garantir que todos falem a mesma língua é essencial. Os treinamentos mais eficazes combinam o melhor dos dois mundos – humanos e tecnologia – utilizando análise em tempo real com IA durante as aulas, simulações geradas por inteligência artificial, recomendações personalizadas, além de professores experientes que orientam todo o processo.

A EF Corporate Learning, por meio de sua EdTech, segue investindo continuamente em soluções com IA para potencializar esse aprendizado. No Brasil, mais de 3,6 milhões de alunos têm acesso a experiência com o ensino virtual da EF. No mundo, mais de 20 milhões de pessoas já foram alunos da empresa.

IA como aliado

A IA não é uma ameaça à comunicação eficaz, desde que as empresas saibam se beneficiar das novas tecnologias. A velocidade da mudança tecnológica continuará crescente. Segundo a pesquisa, as empresas não têm escolha a não ser abraçar as transformações que a mudança trará. Enquanto isso, a recomendação é que os times de RH preparem as equipes estabelecendo diretrizes e oferecendo treinamentos para os colaboradores. Ao oferecer capacitação, é possível preparar os profissionais para que tenham acesso a novas formas de trabalhar e impulsionar a colaboração.


A inteligência artificial não precisa ser vista como uma ameaça à comunicação eficaz. Pelo contrário, quando bem utilizada, torna-se uma poderosa aliada. Diante de um cenário de constante evolução tecnológica, as empresas precisam abraçar a mudança. O primeiro passo é preparar os colaboradores com diretrizes claras e treinamentos específicos. Ao investir na capacitação da equipe, é possível não apenas ampliar as competências, como também estimular novas formas de colaboração e trabalho.

Reconheça que a IA tem limitações

A comunicação intercultural é a espinha dorsal das operações de empresas globais. Por isso, é fundamental que líderes de RH monitorem como os times estão se comunicando. Garantir que cada equipe tenha acesso às ferramentas adequadas e treinamentos direcionados é essencial para eliminar barreiras e fortalecer competências humanas – aquelas que realmente impulsionam a colaboração, a inovação e o crescimento dos negócios.

Imagem: divulgação.

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