A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anuncia sua nova solução integrada e automatizada de realização de testes, criada para ajudar as instituições financeiras a acompanharem o ritmo acelerado das inovações necessárias para lidar com as atuais disrupções do setor. Utilizandoframeworks inteligentes e agentes de robótica, a Intelligent Test Automation Platform, da Capgemini, é compatível com os requisitos dinâmicos, interativos e colaborativos do desenvolvimento ágil, sem scripts, da automação. A plataforma acelera o lançamento de novos produtos e serviços, oferecendo ciclos de testes muito mais curtos e uma maior colaboração entre as equipes de desenvolvimento e de testes. A tecnologia foi desenvolvida para o setor de serviços financeiros, mas possui funcionalidades inerentes para atender a outros setores.
"À medida que o setor de serviços financeiros luta para acompanhar o lançamento de novos produtos e as crescentes demandas digitais, a Intelligent Test Automation Platform é um importante passo para que bancos, empresas dos mercados de capital e seguradoras solucionem os desafios e ineficiências relacionados à realização de testes", diz o líder do setor de testes para serviços financeiros da Capgemini, Govind Muthukrishnan. "Ao contrário das atividades de teste com automação individual, nossa plataforma conecta e integra os vários ativos de forma inteligente, para que as instituições financeiras saibam o que testar, o quanto e por quanto tempo, eliminando desperdícios durante o ciclo de vida dos testes e possibilitando uma redução dos custos da área de garantia da qualidade entre 20% a 30%".
A solução é capaz de resolver os seguintes problemas dentro das corporações:
- falta de ecossistemas de automação conscientes e adaptáveis;
- necessidade de treinamento adicional para geração de mão de obra multiqualificada;
- eficácia limitada das soluções de automação progressiva;
- capacidade de reduzir dependências quando não houver uma automação baseada na análise de dados.
Com a Intelligent Test Automation Platform, as instituições financeiras são capazes de realizar testes paralelos, automatizar a gestão dos recursos e realizar testes contínuos (de qualquer infraestrutura de TI existente na empresa, na nuvem ou em um conjunto de servidores). As sequências de trabalhos predefinidos[1] podem ser executadas sem intervenção manual ou ajuda externa, o que resulta em um teste totalmente automatizado. A plataforma utiliza resultados de testes unitários, análise da cobertura do código e algoritmos preditivos para otimizar o serviço, permitindo que a organização saiba o que testar e com qual frequência, eliminando desperdícios de tempo e trabalho. Com ambiente de design e execução embutidos e diversos pontos de contato, a solução oferece diferentes frameworks e soluções de automação em uma estrutura unificada.
A tecnologia da Capgemini utiliza várias estruturas ágeis para automatizar cenários de teste e serviços de middleware para testes iniciais e certificação, que são compatíveis entre si e operam em vários canais sem dificuldade adicional. Isso resulta em um desenvolvimento contínuo, ciclos de testes mais curtos e colaboração entre as equipes de desenvolvimento e de testes com operações mínimas. Isso gera e garante uma qualidade maior durante os ciclos de vida, aumentando a visibilidade em toda a cadeia de implantação da empresa e fornecendo uma solução de entrega contínua, de modo a atender os desafios da metodologia DevOps.
A nova solução atende aos padrões da Open Services for Lifecycle Collaboration (OSLC)[2], que pregam uma maior integração com o uso dos melhores protocolos de internet, aplicações comerciais existentes no mercado e acervos de código aberto para gerar excelência nos ciclos de vida de desenvolvimento de software.