Embratel fornece solução de Nuvem ao Ministério da Saúde para ajudar no combate ao novo Coronavírus

Embratel fornece solução de Nuvem ao Ministério da Saúde para ajudar no combate ao novo Coronavírus

Projeto migrou portais e aplicativos para a Nuvem e centralizou os dados de saúde

Embratel anuncia contrato com o Ministério da Saúde para migração de portais, dados e aplicativos para a Nuvem. O projeto é parte do esforço do Governo para disponibilizar informações atualizadas sobre saúde no Brasil, especialmente sobre o novo Coronavírus.

A Embratel realizou a transferência de milhares de dados do Portal do Ministério da Saúde (saude.gov.br), do Portal Coronavírus (covid.saude.gov.br), e e-SUS-VE (notifica.saude.gov.br) para a Nuvem, centralizando os bancos de informações e permitindo maior segurança e estabilidade no envio e acesso aos dados referentes à evolução do Covid-19 no Brasil. O Aplicativo CoronavíruSUS, dentre outros do Ministério, também já foi migrado.

“A Embratel realiza a jornada para a Cloud de forma ágil, preservando a segurança de grandes volumes de informações. Com o projeto desenvolvido, o Ministério da Saúde está disponibilizando os dados sobre o Coronavírus com muito mais eficiência e rapidez para a sociedade”, explica Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo ressalta, ainda, que a oferta possibilita ao Ministério da Saúde uma administração simplificada, segura e escalável dos servidores virtuais e bancos de dados.

A situação sem precedentes pela qual o mundo passa com a propagação do novo Coronavírus reforçou a necessidade de centralizar os bancos de dados do Ministério da Saúde para assegurar uma melhor administração da saúde no Brasil. Além disso, percebeu-se a necessidade de transmitir rapidamente as instruções sobre como mitigar os riscos de contaminação para a população.

A importância do acesso às informações de diagnósticos e formas de prevenção é tão grande que os portais e aplicativos com dados sobre o Coronavírus já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários desde o início da pandemia, principalmente via dispositivos móveis.

Para garantir a performance e a confiabilidade necessárias à notificação de casos COVID-19 pelos profissionais de saúde e ao registro compulsório de ocupação de leitos pelos hospitais, foi desenvolvido o e-SUS Notifica, substituindo outra plataforma que não garantia tal robustez.

Este sistema trouxe, ainda, uma série de melhorias ao processo de trabalho das equipes de gestão, vigilância e assistência do Ministério da Saúde, Secretarias de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, que têm informações disponíveis mais rapidamente e com melhor integração com outras plataformas, assim como maior transparência e rapidez na disponibilização de informações para a sociedade em geral.

Os dados podem ser acessados pela população e pela Imprensa por meio do Portal Coronavírus Brasil, que disponibiliza boletins gerados diariamente e de forma automatizada, com números como casos confirmados e óbitos por região e Estado, taxa de letalidade, e evolução dos diagnósticos.

“Ao escolher a Embratel como parceiro, o Ministério da Saúde consegue focar as suas atenções na administração da pandemia, contando com a nossa experiência para lidar com todas as necessidades tecnológicas que o momento exige”, explica Maria Teresa Lima, Diretora Executiva para Governo da Embratel.

O Portal Saúde, principal portal do Ministério da Saúde, também foi migrado para a Nuvem. Nele, a população pode acessar as últimas notícias, indicadores, informes, orientações, entre outros dados da pasta.

O projeto com a Embratel faz parte de licitação vencida pela empresa para fornecimento de soluções, apoio técnico e treinamento de Computação em Nuvem para diversos órgãos do Governo Federal, incluindo o Ministério da Saúde, para o qual já foram realizadas migrações de vários outros sistemas e aplicações.

A oferta de serviços de Computação em Nuvem para o Ministério reforça o posicionamento da Embratel como integradora de soluções digitais que é referência no mercado brasileiro. Para mais informações, acesse: https://www.embratel.com.br/cloud.

Share This Post

Post Comment