TOTVS e HCor, parceria para aprimorar a gestão em Saúde no Brasil

Focados na consolidação de um produto com diferenciais quanto às funcionalidades necessárias para atender especialmente às características dos processos do segmento de Saúde, a TOTVS e o HCor uniram-se para elevar a qualidade dos serviços prestados à população brasileira. A parceria resultou no software HIS (Hospital Information System), desenvolvido para contemplar os requisitos fundamentais do setor, balizando a sua atuação nas premissas de valor: performance clínica, resultado operacional e compliance. O lançamento oficial para o mercado ocorre durante a Feira Hospitalar, que vai de 19 a 22 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.saude_ti

A TOTVS buscou na expertise do Hospital do Coração os alicerces práticos para desenvolver e evoluir o seu software de gestão especialista em Saúde, o HIS. Dessa forma, os processos atendidos pelo sistema foram validados perante elevados padrões de qualidade, viabilizando uma nova forma de realizar a gestão no segmento. Os pilares alcançados consolidam importantes princípios para a área médica, em que se garante a segurança do paciente, por meio de processos clínicos estruturados e rastreáveis, além de agilidade operacional, culminando no total cumprimento às exigências governamentais, das agências reguladoras e dos órgãos de creditação.

 

Entre os seus diferenciais, destacam-se a inteligência de negócios e de processos, que balizam as funcionalidades contempladas pelo HIS. A Gestão do Paciente, por exemplo, consolida um cockpit com o registro integrado de todas as etapas de atendimento, desde a internação, a dispensação de medicamentos, os exames e as informações financeiras, até a alta do paciente. Por meio de indicadores de gestão, a tecnologia proporciona a visualização dos pacientes de forma individualizada, porém, abrangendo todo o seu contato com o hospital, permitindo um controle efetivo dos processos.

 

Para a área financeira, o HIS oferece uma grande flexibilidade ao hospital para parametrizar suas rotinas e customizar workflows para operação e gestão. A vantagem é que todos os processos estão ligados aos serviços prestados ao paciente e captura as atividades faturáveis, gerando controle e otimização da sua operação sob diversas perspectivas, seja pela central de autorizações, gestão de repasses, gestão de contratos ou gestão de glosas, por exemplo.

 

O HIS também contempla o Gerenciador de Dispensação para farmácias. Assim que o médico solicita um medicamento para um paciente, o pedido é encaminhado à farmácia do hospital. Automaticamente, o sistema repassa as orientações da prescrição do medicamento, com a dosagem e o tempo de uso, para a separação do material, com a devida etiquetagem, a ser retirado pela enfermeira. Tudo é selado e ocorre perante um controle preciso, visando garantir total segurança na administração do medicamento. Além disso, a solução é integrada de forma nativa com equipamentos gerenciadores de dispensação (como a PIXYS, por exemplo), resultando em maior produtividade, controle e velocidade em todo o processo de dispensação.

 

Por representar um dos maiores custos hospitalares, o manuseio e o transporte de medicamentos onerosos exige um monitoramento minucioso para se obter um maior controle financeiro das despesas. A segurança também chega ao paciente, que tem tranquilidade quanto à administração dos medicamentos, com a certeza de que é realizada da forma correta, respeitando todas as indicações do seu médico com o apoio do Prontuário Eletrônico 5 Certos, que realiza as validações quanto ao medicamento certo, ao paciente correto, na dosagem, tempo e via correta.

 

O call center, por sua vez, ganhou em produtividade com o software, permitindo que o atendente solicite diversos e diferentes exames em uma única tela, o que facilita o processo, que, habitualmente, ocorre de forma separada. Com inteligência tecnológica, o sistema indica a melhor sequência para o agendamento e, dependendo da composição de diferentes exames, informa, inclusive, se há conflitos nos preparatórios que impedem a realização deles em um mesmo dia. O resultado é a otimização e a agilidade do atendimento prestado, mais uma vez percebidos pelo paciente, que não perde tempo durante essa rotina.

O HIS foi desenvolvido por uma equipe de 50 profissionais, que envolve técnicos, programadores, médicos e enfermeiros, num total aproximado de 500 mil horas de trabalho. O projeto no HCor está em conclusão e tem previsão de entrar em operação em agosto deste ano. Outras empresas do setor de Saúde já adquiriram o software, que está em fase de implementação.

 

“O HIS consolida todas as premissas de qualidade para a área da Saúde. Não há no mercado outra solução que gere, simultaneamente e de forma completa, performance clínica, resultado operacional e compliance fiscal. Com o Hospital Information System entregamos uma proposta de valor com garantia de resultados para os nossos clientes”, destaca Marcelo Souccar, diretor do segmento de Saúde da TOTVS.

 

Para o gerente executivo de TI do HCor, José Lobato, o projeto desenvolvido a quatro mãos para o HIS representa um grande avanço para a Saúde no Brasil. “De forma estratégica, apoiamos a TOTVS com a nossa profunda visão sobre as reais necessidades dos processos da área médica e, aliando tecnologia de ponta, conseguimos consolidar um sistema diferenciado para a gestão assertiva da Saúde”, finaliza Lobato.

 

Agenda

Feira Hospitalar 2015

Data: 19 a 22 de maio

Local: Expo Center Norte – São Paulo

Estande TOTVS: Pavilhão Verde – Rua F - nº 89

Palestra: “Tendências de Inovação para a Saúde”, ministrada por José Lobato, gerente executivo de TI do HCor

Dia e Hora: 20/05 – às 20h

Share This Post

Post Comment