O Grupo 3corações, fundado em 1959, é formado pelas marcas café Santa Clara, Kimimo, Frisco, Claralate, Dona Clara, Claramil, entre outras. Atualmente, possui 5 unidades industriais, 24 de vendas e distribuição próprias e um centro de exportação, que leva os produtos para países da Ásia, Europa, EUA e Canadá. Por dois anos consecutivos, 2011 e 2012, o Grupo foi escolhido entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar, pesquisa conduzida pelo Great Place to Work (GPTW) em parceria com a Revista Época. Só em 2012, o faturamento atingiu os R$ 2,2 bilhões. Focado em dois pilares de crescimento, um amparado na logística, e outro na comunicação e marketing, em outubro de 2012, entrou no ar uma ferramenta que fortificou ainda mais os laços dos colaboradores entre si, deixando-os atualizados com tudo que acontece no Grupo: a nova Intranet 3corações! Em parceria com a Interface, empresa parceira Microsoft, a Intranet foi inteiramente reformulada utilizando a plataforma Microsoft SharePoint Server.
Antes a Intranet atendia a outro contexto, era mais estática. A reformulação da Intranet era uma necessidade desde a nacionalização e transição da Marca Corporativa, desejo da área de Comunicação Corporativa que visa integrar estratégia, pessoas e resultados. É um veículo muito importante para cada um de nós, para nosso dia a dia, é uma ferramenta de trabalho”, ressalta Kelly Mota, gestora de Comunicação Corporativa do Grupo.
Busca corporativa de documentos e pessoas, rede social interna, WCM (Gerenciamento de Conteúdo Web), ECM (Gestão de Conteúdo Empresarial), automatização de processos internos por meio de fluxos de trabalho, interface amigável, facilidade de customização e integração com o Microsoft Office são alguns dos pontos fortes que atraíram o Grupo 3corações para esta solução de colaboração e produtividade.
A segurança da informação foi um dos fatores levados em consideração pela escolha do SharePoint, desde os vários niveis de permissionamento de conteúdo, bem como o uso de um único ponto de entrada Single Sign-On (SSO) via perfil de cada usuário conforme o Windows Active Director, ou seja, isso permite acesso a diversos canais do portal SharePoint, sem a necessidade de digitar login e senha em cada acesso, facilitando, inclusive, a gestão do ambiente por conta de TI. Para a nova Intranet, foram realizados treinamentos "in company", no conceito de "hands on", sobre as ferramentas e campos para os diferentes facilitadores, uma vez que a ferramenta foi pensada para ser alimentada de forma descentralizada e por várias mãos.
A mudança implicou em mais flexibilidade na customização da ferramenta sem a necessidade de desenvolvimento de código de computador. Com isso, a ferramenta se tornou mais gerenciável e de fácil manutenção, evitando transtornos principalmente para os usuários finais. “Definitivamente, esse projeto teve dois fatores de sucesso: a junção de competências entre equipe da Interface e o trabalho de fomento e criação de expectativas dos colaboradores que utilizariam a Intranet”, afirma Eduardo Freire, sócio da Interface.