A Amdocs (NASDAQ: DOX), provedora líder de soluções de experiência do cliente, anunciou hoje que seus serviços de gerenciamento de dados foram contratados pela Telefónica (uma das principais provedoras de serviços do mundo, com 341 milhões de clientes em toda a América Latina e Europa) para uma solução de data store operacional para suas operações no Chile e Peru. Os serviços de gerenciamento de dados, que fazem parte do aprimorado portfólio de análise de big data da empresa, permitirão às operadoras coletar, armazenar e obter insights de negócios diretamente dos seus volumes de dados.
Para Telefónica Chile e Telefónica Peru, a Amdocs implementará um data store operacional que agrega dados de várias fontes operacionais, incluindo cobrança, pedidos, gestão de clientes e catálogo de produtos corporativos. Utilizando o Amdocs Logical Data Model (aLDM) específico de comunicações para mapear e correlacionar os dados em uma visão 360 graus do cliente, o data store proporcionará à Telefónica a capacidade de produzir sob demanda uma gama de painéis analíticos e relatórios pré-embalados para permitir tomadas de decisão mais rápidas e embasadas. O data store resolve o caro e complexo desafio de mapear milhares de tabelas de dados dos sistemas operacionais da Telefónica, e cria um único gateway de dados para seu data warehouse corporativo.
“Esse data store coloca as informações operacionais vitais na ponta dos dedos de nossas operações no Chile e Peru para que possamos ver, analisar e reagir mais rapidamente às condições de mercado”, disse Phil Jordan, diretor de Informática Global da Telefónica. “O projeto apoia nossa atual iniciativa de transformação no Chile e Peru, fornecendo uma imagem operacional mais detalhada, o que nos permite alterações mais rápidas para melhorar a experiência do cliente. Este é um elemento-chave da nossa estratégia para nos diferenciar, permitindo que todas as interações com os clientes sejam online e oferecendo múltiplos canais e uma experiência digital de primeiro nível ao cliente”.
“No Novo Mundo da Experiência do ClienteTM - era atual definida por crescentes expectativas dos clientes, rápidos avanços tecnológicos e intensificação da concorrência -, é essencial para os prestadores de serviços a agilização dos processos de negócios para obter mais rapidamente os insights baseados em dados”, disse Manuel Zepeda, presidente da Amdocs para a região do Caribe e América Latina. “Ao dar suporte à transformação já em curso, este data store operacional vai acelerar o valor dos negócios para a Telefónica, fornecendo insights demandáveis de negócios. Isso permitirá que a operadora não só reaja ainda mais rapidamente às mudanças do mercado, mas defina seu ritmo com novas ofertas de serviços para proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente”.
O anúncio de hoje marca uma expansão da transformação para modernizar os sistemas de suporte aos negócios da Telefónica e para permitir que os clientes se movam facilmente entre todos os canais de interação por toda a sua oferta quad-play - telefonia fixa, móvel, Internet e TV. Além do projeto de transformação da Telefónica Chile e Telefónica Peru anunciada há um ano, no início deste ano a Amdocs anunciouuma iniciativa de transformação quad-play multicanal para a Vivo, marca da Telefónica no Brasil. A Amdocs continua a trabalhar com a Telefónica Argentina na execução da sua iniciativa de transformação envolvendo as linhas de negócios de telefonia fixa ewireless da empresa.