PESQUISA: O que o consumidor brasileiro acha do atendimento feito por IA?

PESQUISA: O que o consumidor brasileiro acha do atendimento feito por IA?

A IA está transformando o atendimento ao cliente no Brasil, proporcionando experiências mais rápidas, precisas e cada vez mais humanas. Novas descobertas do Consumer Voice Report 2025 da ServiceNow revelam que os brasileiros são exigentes em relação à precisão das informações durante os atendimentos de IA e que a percepção é de que os chatbots automatizados atingem o objetivo proposto.

Alguns destaques do estudo da ServiceNow:

  • 78% dos consumidores consideram a precisão das informações e soluções oferecidas o fator mais importante no atendimento ao cliente
  • 52% dos consumidores esperam que os chatbots de IA percebam e se adaptem ao seu humor
  • 84% dos consumidores brasileiros dizem que preferem uma ligação telefônica com um ser humano

Principais atividades nas quais os consumidores confiam aos chatbots de IA

  • 22% - Rastrear um pacote perdido ou atrasado
  • 19% - Solicitar suporte ou reembolso para um produto com defeito
  • 17% - Solução de problemas de conectividade de internet residencial
  • 17% - Agendamento de revisão de carro

O que os consumidores dizem sobre a eficácia dos chatbots de IA:

  • 35% - Estão de acordo com as expectativas
  • 16% - Não atendeu às expectativas
  • 16% - Superaram as expectativas

 Principais fatores que fazem os consumidores pensarem que estão falando com IA:

  • 72% - Respostas repetitivas ou programadas
  • 65% - Falha em compreender sinais emocionais
  • 58% - Compreensão limitada do contexto

A oportunidade é clara: empresas que combinam automação inteligente com empatia genuína e transparência conquistarão maior confiança e lealdade dos clientes no Brasil.

Imagem: https://pt.vecteezy.com/foto/36404515-ai-tecnologia-artificial-inteligencia-homem-de-negocios-usar-tecnologia-ai-inteligente-robo-automacao-sistema-dados-analise-ai-bate-papo-e-comando-pronto-para-gerar-chatbot-inteligente-assistente-ai-secretario

Share This Post

Post Comment