A Lexmark recebeu autorização judicial para a destruição de produtos falsificados apreendidos em Londrina, em 2011. A destruição do material, que aconteceu em abril deste ano, foi realizada por uma empresa especializada em reciclagem de produtos, de acordo com normas de descarte e de defesa ambiental.
Os produtos autorizados para descarte foram apreendidos em operação coordenada em conjunto pela Polícia Civil do Paraná, através da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, e pelo LexProtect - serviço de atendimento da Lexmark criado especificamente para que clientes, revendas e parceiros denunciem as suspeitas de produtos falsos.
No total, foram destruídos 69 toners completos (em caixas montadas), 510 caixas de toners desmontadas e cerca de 20.000 selos e etiquetas. “O fato dos suspeitos terem uma grande quantidade de adesivos e selos de segurança falsificados dá a dimensão da operação da quadrilha. Eles teriam condições de distribuir, em curto espaço de tempo, mais de 20.000 toners falsificados no mercado”, conta o advogado da Lexmark no Brasil, Luciano do Rêgo Neto.
Denúncias
Em 2013, o LexProtect recebeu 210 denúncias de produtos falsificados ou contrabandeados, que resultaram em 23 processos judiciais. Esse recurso, aliado a outros esforços, permitiram que fossem apreendidos, no ano passado, 5,3 mil toners e cartuchos falsificados da marca, estimados em R$ 3 milhões, uma queda de 3% em relação a 2011.
A cada ano, o LexProtect tem efetivamente contribuído para reduzir o número de produtos falsificados que entram no mercado. Prova disso é que, em 2009, dos produtos analisados, 31% eram falsos; em 2010, esse número caiu para 25%; em 2011, para 21%; em 2012, para 18% e, no ano passado, o percentual foi de 15%.
Quando suspeitar que adquiriu um suprimento falsificado ou contrabandeado da Lexmark, o cliente deve contatar o LexProtect pelo telefone 0800-702-5352 ou então acessar o site https://www.lexmark.com/pt_BR/products/brand-protection/lexprotect.shtml, no qual encontrará um aplicativo gratuito que verifica online a autenticidade do produto. Caso a dúvida não seja esclarecida, os técnicos solicitam o envio do produto para análise e, em um prazo de até dois dias, retornam para o cliente. Se comprovada a fraude, orientam sobre o procedimento a ser adotado.
maneiras de verificar se um cartucho é produto original da Lexmark
ü Conheça os valores de mercado dos produtos originais da Lexmark antes de fazer uma compra;
ü Certifique-se de comprar produtos somente da Lexmark ou de um distribuidor ou revendedor autorizados. Desconfie de sites comerciais internacionais e sites de leilão na Internet que ofereçam cartuchos da Lexmark;
ü Embalagens que pareçam ter sido adulteradas, relacradas, com selo recolocado ou que pareçam reutilizadas podem não conter um produto original da Lexmark;
ü Para ajudar na autenticação, a Lexmark utiliza, na maior parte das embalagens de seus suprimentos de impressora, etiquetas de segurança que mudam de cor. Quando olhada diretamente, essa etiqueta é branca, sendo que a letra “L” e o diamante característico da marca aparecem em vermelho e dourado. Já quando a etiqueta é inclinada, a listra muda para um azul brilhante; os caracteres elevados ficam azuis e, em seguida, prateados.
ü A Lexmark incorpora números de série à maioria das embalagens de suprimentos de impressora. A serialização é um sistema de localização e rastreamento global que possibilita à empresa acompanhar, do início ao fim, o ciclo de seus produtos nos distribuidores, revendedores e clientes.