O tempo percorrido pelos jogadores em partidas de esporte coletivo ou individual é uma informação crucial para os treinadores, especialmente para verificar como é o desempenho de cada jogador. Estatísticas, em tempo real, sobre o andamento do jogo é um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento da eficiência da equipe e contribui para estudar novas táticas de treino e de execução de jogadas.
Em vários esportes a análise é feita por observadores na hora do jogo e depois, por meio da gravação da partida em vídeo. No hóquei no gelo, por exemplo, isso também era comum até pouco tempo. Depois que a tecnologia de Identificação por radiofrequência RFID entrou em cena as coisas começaram a mudar. A coleta de dados sobre a atuação dos jogadores permite o gerenciamento da equipe e das táticas de jogo com informações precisas e oportunas.
A Kuru Digital Creations, uma empresa finlandesa especializada na construção de análises e soluções de gravação eletrônica para vários esportes de equipe, criou um sistema em tempo real, o KURU seQuence, que utiliza a tecnologia RFID UHF passiva para acompanhar os jogadores durante os jogos. Ele mede o tempo percorrido por cada jogador no gelo com a ajuda de uma pequena etiqueta RFID instalada nas joelheiras dos jogadores. O sistema mede o deslocamento médio por partida, o número de mudanças e tempo total permanecido no gelo. Os treinadores podem executar vários estudos e planejar novas estratégicas com base nas informações coletadas.
"Com o KURU seQuence podemos realmente analisar em tempo real o desempenho dos nossos jogadores durante os jogos. O sistema traz benefícios profissionais para os treinamentos e também para ter uma visão geral do entretenimento proporcionado aos nossos torcedores", comenta Juha Junno, CEO do OulunKärpät, uma das equipes mais bem sucedidas da liga finlandesa de hóquei no gelo.
Para este projeto, a Kuru Digital Creations avaliou várias tecnologias sem fio para encontrar a solução adequada. Um problema enfrentado com outras tecnologias foi o tamanho e peso dos aparelhos portáteis: em um jogo de alta velocidade, como hóquei no gelo, por exemplo, os jogadores não estão dispostos a usar qualquer coisa que possa reduzir, mesmo que seja apenas um pouco, a sua mobilidade durante a partida. A Tecnologia RFID UHF passiva permite utilizar uma pequena etiqueta fixada nas joelheiras dos jogadores, proporcionando que a leitura dos dados seja feita com uma boa distância.
A solução utilizada pela equipe OulunKärpät inclui a plataforma de software KURU seQuence e tags RFID personalizadas fornecidas pela Confidex, e dispositivos de leitura RFID e antenas fornecidos pela Impinj Inc.
"Desenvolvimentos recentes na tecnologia RFID UHF passiva fornecem um desempenho ainda melhor do que há algum tempo. Apesar das condições extremas das partidas de hóquei no gelo, o sistema RFID provou funcionar muito bem", afirma Antti-PekkaTauriainen, gerente de produto da Kuru Criações Digitais.
“Foi ótimo verificar que o Hóquei no Gelo também se beneficiou da tecnologia RFID. Como finlandeses, somos fãs entusiastas deste esporte e também conhecemos os desafios que nossa tag precisa vencer para funcionar bem durante o jogo. Estamos felizes que os times de elite confiam no nosso produto”, comenta JarkkoMiettinen, VP de Vendas EMEA.
“Este é um exemplo bem interessante de como a tecnologia RFID pode contribuir com evolução dos esportes”, comenta Alexander Dannias, diretor geral da subsidiária da Confidex no Brasil. “A partir deste exemplo temos planos de levar esta experiência para os clubes de vários esportes no Brasil e América Latina, visando estudar com estas equipes a melhor maneira de criar projetos de RFID na análise de desempenhos de atletas durante os jogos. Oportunidade essa, potencializada pela realização das Olimpíadas de 2016 no Brasil, permitindo aos dirigentes e técnicos introduzirem esta tecnologia nos seus treinamentos”, destaca o executivo.