A Cooperativa Languiru, de Teutônia (RS), que cresceu 20% no último ano com o aumento dos novos negócios e a diversificação das atividades, adquiriu o IBM PureFlex System – um sistema integrado de infraestrutura de TI que conta com a tecnologia PureSystems* – para ter agilidade nas decisões e eficiência nos controles internos. A implementação da nova infraestrutura foi realizada pela POWERSolutions, parceira de negócios da IBM Brasil para a região Sul.
Iniciado em outubro de 2012, o projeto contou com a participação de outras empresas locais em sua execução e teve como principal objetivo criar um ambiente de alta performance e disponibilidade, que antecipa e corrige falhas automaticamente com reduzido consumo de energia elétrica, mantendo os serviços ao usuário sempre disponíveis. A tecnologia PureSystems atende às premissas da Languiru de alta disponibilidade, capacidade de processamento, virtualização de servidores, gerenciamento simplificado, escalabilidade e segurança.
“O investimento em TI tornou-se imprescindível para atender o crescimento da cooperativa. São necessárias agilidade nas decisões e eficiência nos controles internos, de maneira segura, para melhora dos processos de gestão administrativa. Estamos orgulhosos em nos posicionar de forma inovadora neste segmento, motivo de satisfação para a família Languiru”, enfatiza o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer.
“Com a solução implementada, a Languiru passa a ter uma das mais modernas infraestruturas de TI do interior do Rio Grande do Sul, que provê segurança e confiabilidade às suas aplicações e, consequentemente, aos seus cooperados”, diz Afrânio Olivio Colussi, gerente de Relacionamento da IBM Brasil para a região Sul.
O investimento representa um novo momento da Languiru. “Toda essa nova tecnologia nos faz crer que, a partir de agora, teremos melhorias importantes na operação e nos serviços que prestamos aos cooperados. Não se trata apenas de um investimento em servidores, mas de um projeto importante para suportar nosso crescimento”, acrescenta Bayer.
O projeto foi apoiado pelo IBM Global Financing (IGF), que proveu a solução financeira para a infraestrutura do data center por meio de um contrato de arrendamento mercantil. A IGF é o braço financeiro da IBM que já possui 30 anos de operação no mundo e é considerada hoje a maior financiadora do mercado de TI desde sua criação, em 1981. Sua missão consiste em disponibilizar soluções flexíveis e de custos competitivos a empresas de todos os portes, assim como oferecer alternativas para um melhor gerenciamento do orçamento de TI de seus clientes.
* A tecnologia implementada na estrutura de data center da Languiru pela POWERSolutions inclui uma solução Pure Flex Enterprise com 02 lâminas x240 em cada equipamento, 02 servidores Power P720 rodando Oracle RAC, 02 Switches SAN 24B e dois sistemas de armazenamento IBM Storwize V7000.