*Por Isabela Iori
Nesta entrevista, o gerente de engenharia na Aceco TI, Luiz Cristiano Soares, fala sobre o Data Center compacto, seus
benefícios e os desafios para as companhias que optarem pelo seu uso.
Information Management - O que é um Data Center Compacto?
Luiz C. Soares - A definição de Data Center Compacto é a mesma de um tradicional: ambiente que abriga servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados (storages), e sistemas de ativos de rede (switches e roteadores), cujo objetivo principal é garantir a operação contínua de equipamentos que rodam sistemas cruciais para o negócio de uma organização - garantindo a continuidade do negócio. A diferença entre eles se dá pelo tamanho físico que ocupam – sendo o modelo compacto menor, como o próprio nome indica - e o tempo de implementação. Eles podem ser construídos em modo tradicional (alvenaria) ou em módulos de Container.
O Data Center Compacto DCMPF da ACECO TI utiliza, ao invés de containers, uma tecnologia própria de módulos pré-fabricados (contendo todos os sistemas necessários) e permite, assim como um Lego, acoplar ou subtrair módulos para alterar o tamanho e capacidade. Ainda, é possível transferi-lo para outro local físico diferente do inicial. Já o Data Center tradicional é um projeto (infraestrutura, sistemas e outros componentes) desenhado especificamente para a necessidade da empresa solicitante, não pode ser transportado e tem limitações para ser ampliado.
IM - As empresas estão buscando pela redução do Data Center?
LS- As empresas não buscam propriamente pela redução física dos Data Centers, mas, em algumas circunstâncias, precisam de uma solução rápida e compacta que atendam suas necessidades operacionais – por exemplo, a instalação de um Data Center pequeno onde não há espaço físico maior que comporte outra infraestrutura – por isso, optam pelo modelo Compacto.
IM - O Data Center Compacto serve para todo tipo de organização? Para quais segmentos é mais indicado?
LS- Em geral, os Data Centers Compactos são demandados por empresas de pequeno e médio porte de todos os segmentos de mercado que preferem não terceirizar seu Data Center e, eventualmente, não tem espaço de construção civil para uma infraestrutura maior. Assim, a opção Compacta é modular, pré-fabricada, previamente testada, de fácil implementação (geralmente dura uma semana para instalação da infraestrutura, sistemas de energia, fibra ótica e geradores) e pode ser transportada para outro local.
IM - Qual o maior desafio e planejamento que as empresas devem ter quando optarem pelo Data Center Compacto?
LS- O maior desafio de planejamento e implementação está no Data Center tradicional. Por ser um projeto civil, envolve uma engenharia específica, profissionais para o projeto civil, elétrico, de refrigeração e outros mais, desenhados especificamente para uma realidade e necessidade especificas. Os Data Centers Compactos, por sua vez, são módulos pré-fabricados e engenheirados que seguem um padrão de fábrica e saem da mesma já montados e testados. Dessa forma, sua implementação é muito simples e rápida, consistindo basicamente de sua colocação em campo sobre uma base e efetuando-se as conexões de energia e rede de dados.
Para optar por uma das duas opções de Data Center é necessário considerar o espaço físico disponível e o tempo para implementação.
IM - Quais os benefícios que ele propicia?
LS- Os benefícios do Data Center Compacto estão diretamente relacionados com a praticidade e flexibilidade que essa solução proporciona em relação a tradicional.
- Implementação rápida
- Adaptação ao ambiente físico e crescimento – tamanho e formas flexíveis
- Espaço físico temporário – por ser constituída por módulos, pode ser transportável para outro ambiente (desmontado e remontado em outro local)