No dia 17 de maio, em Barueri (SP), a SJTECH abriu suas portas para realizar seu 1º Workshop sobre impressão 3D. A iniciativa reforça o investimento da SJTECH no segmento, além de evidenciar as estratégias propostas pela empresa de democratizar a tecnologia de impressão 3D seja via terceirização da demanda dos seus clientes, outsourcing ou a aquisição das impressoras.
O evento, que contou com a participação de profissionais dos mercados automotivo, manufatura e manutenção, sistema bancário, imprensa e saneamento básico, foi acompanhado pela equipe comercial da SJTECH sempre pronta para apresentar informações precisas de acordo com os questionamentos levantados pelos convidados.
Na abertura do evento, Dustin Kloempken, applications engineer da Stratasys, detalhou as duas tecnologias de impressão 3D difundidas pela Stratasys, empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva: Fused Deposition Modeling (FDM) e PolyJet.
A tecnologia FDM acessa uma câmara de aquecimento e o processo de extrusão estabelece um fino cordão de plástico contínuo para formar uma camada. Na sequência, o processo de camadas se repete para enfim chegar à consolidação das peças termoplásticas. Já no processo conhecido como PolyJet há um cabeçote – com quatro ou mais cabeças de impressão e lâmpadas UV – que deposita pequenas gotas de fotopolímeros que se solidificam quando expostos à luz UV.
Kloempken fez questão de ressaltar que a tecnologia PolyJet proporciona uma superfície quase pronta para a pintura por exemplo. Após um rápido processo de polimento já é possível contar com uma superfície lisa e brilhante. No caso do FDM o processo de extrusão produz linhas visíveis devido às camadas que, evidentemente, podem ser eliminadas após um processo mais detalhado de acabamento. O FDM tem um custo menor, pois lida com menos matéria-prima; a PolyJet precisa de mais material para suprir as minúsculas gotas que efetivam o objeto em 3D.
"A Stratasys conta com mais de 3.500 pessoas envolvidas no processo de impressão 3D e cresce rapidamente. Não vendemos somente máquinas, comercializamos soluções de negócios para diversos mercados. Em conjunto, criamos projetos interessantes, pois a impressão 3D oferece liberdade absoluta para as empresas exercerem a criatividade. Em 2014, contávamos com mais de 100 mil máquinas espalhadas pelo mundo e hoje há mais de 130 mil. Nossas impressoras industriais produzem materiais avançados e com acabamento perfeito", disse Kloempken.
Nesta trajetória de novas conquistas, a impressão 3D vem ampliando a parceria com diferentes mercados. A fabricação de projetores, por exemplo, já conta com grande participação da impressão 3D, assim como a indústria automotiva. Durante o workshop foi mostrado um vídeo sobre a parceria com a fabricante inglesa Bentley. O setor aeroespacial também conta com inserções significativas. Outro grande consumidor da impressão 3D é o setor de odontologia que desenha novos projetos numa velocidade considerável.
"Na área odontológica diversas aplicações estão em evidência. Destaco agora os alinhadores dentais invisíveis, além do planejamento cirúrgico que pode ser construído pelo profissional da área. A impressão 3D possibilita novos procedimentos e reduz sensivelmente o tempo de cirurgia, uma vez que o procedimento pode ser treinado no objeto produzido pelas impressoras", disse Guto Drummond, sales business consultant da Stratasys.
Outro detalhe favorável ao mundo da impressão 3D é que não há necessidade de grandes treinamentos. As empresas não precisam investir grandes quantias em mão de obra. Basicamente, a impressão 3D atende todos os softwares sendo que o CAD gera o arquivo STL que vai para a impressão. Logo após o próprio software da impressora cria a geometria de camada a camada.
Mario Sérgio dos Santos, diretor da SJTECH, ao encerrar o evento, fez questão de agradecer a presença de todos e frisou: "A SJTECH acertou o alvo ao escolher a Stratasys como parceira. A tendência é que as empresas contem com um departamento de 3D que vai auxiliar qualquer processo daqui em diante. Há um público variado que vai desde o comercial, industrial, passa pelo cliente doméstico e pula para o pessoal de publicidade, ou seja, todos os mercados. E nós da SJTECH estamos prontos para atender todas essas necessidades", disse.