Um sistema de gestão empresarial nada mais é que um software com diferentes módulos, que se destinam a facilitar determinadas atividades dentro de um negócio por meio da automatização de processos. Em geral, essas tarefas fazem parte da rotina de todos os tipos de empresas, independente do seu porte ou segmento de mercado.
De um simples salão de beleza até uma fábrica que envolve diversas etapas de produção, se faz necessário o uso de sistemas para que seja possível gerenciar o negócio de forma realmente eficiente. Podemos dizer que organização e eficiência são as principais vantagens de um sistema de gestão empresarial, embora esses dois benefícios sejam responsáveis por tantos outros. O uso dessa ferramenta, portanto, faz com que o seu negócio esteja pronto para crescer com sucesso.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), empresas que utilizam um sistema de gestão crescem 35% mais rápido que as que não adotam a tecnologia. A produtividade também é maior nas companhias que fazem uso da solução, sendo 10% superior que nos outros negócios. O investimento em tecnologia só cresce em todo o mundo e o Brasil já ocupa hoje a 9ª posição no ranking de maiores mercados de softwares e serviços de TI.
Mas como um sistema de gestão é capaz de aumentar a conversão de vendas, a lucratividade e gerar parcerias mais assertivas para uma empresa? Automatizando processos mais simples do que muitos imaginam como o cadastro de clientes, produtos, serviços e fornecedores; o controle financeiro; o controle de estoque; a emissão de notas fiscais; os orçamentos, contratos, atendimentos e relatórios.
Com isso, os benefícios são tão diversos que extrapolam o caráter financeiro. O sistema de gestão possibilita, entre diversas vantagens:
• uma rotina de trabalho mais produtiva e eficiente;
• maior controle e segurança sobre os setores e dados da empresa;
• menor margem de erros nas ações;
• alta capacidade de planejamento;
• tomada de decisões mais assertiva;
• economia para a empresa.
E vale ressaltar que tudo isso vale para qualquer tipo de empresa. Existem diferentes tipos de sistema de gestão, que devem ser escolhidos de acordo com as necessidades de cada corporação. É possível encontrar desde os sistemas mais complexos, robustos e que demandam um grande investimento por parte dos empreendedores, como ótimos sistemas on-line gratuitos e de fácil acesso para médios e pequenos negócios. Seja qual for a sua escolha, o fato é que um sistema de gestão empresarial pode revolucionar a rotina e os resultados do seu negócio.
Robinson Idalgo

Criador do sistema de gestão on-line.