Dados podem prever as demandas futuras das empresas

Dados podem prever as demandas futuras das empresas

Saber o que vai acontecer com seu negócio no futuro é, com certeza, uma das principais vontades de empreendedores e gestores de diferentes setores no Brasil. Prever situações que podem impactar as vendas e, consequentemente, a rentabilidade da empresa é um diferencial e tanto hoje.

É uma dificuldade comum a muitas organizações brasileiras. De acordo com a primeira edição da Pesquisa Nacional sobre os Desafios da Capacitação da Equipe de Vendas, realizada pela plataforma Play2Sell, prever vendas é o segundo maior obstáculo, lembrado por 37,9% dos profissionais.

Diante desse cenário, não são poucas as corporações que ainda apostam no “achismo”, isto é, no feeling dos próprios gestores para a tomada de decisões. Eles utilizam a experiência adquirida com o tempo e se baseiam em situações semelhantes já vivenciadas. Mas nem sempre a história pode se repetir.

A 4intelligence, startup especializada em soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados, desenvolveu uma ferramenta própria para essa questão. Com a ferramenta Estimação de Demanda, a plataforma de inteligência artificial consegue gerar projeções sobre vendas futuras em um período de até cinco anos.

Dessa forma, as empresas e seus vendedores conseguem ter informações acuradas em mãos e traçar a melhor estratégia comercial em seus segmentos e tomar as medidas necessárias para potencializar as vendas, como aumento de estoque, campanhas de marketing, entre outras questões. “A análise acurada de dados e, principalmente, o cruzamento de diferentes fontes de informações por meio de modelos preditivos podem entregar insights que os vendedores nem desconfiam que existem, tanto para o presente quanto para o futuro”, explica Juan Jensen, chairman da 4intelligence.

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