Como a big data e a análise avançada são importantes para decisões estratégicas nos negócios

Como a big data e a análise avançada são importantes para decisões estratégicas nos negócios

Para Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing, essas ferramentas são relevantes para entender o comportamento do consumidor e se antecipar às tendências do mercado

O empresário não pode se dar ao luxo de deixar nenhuma ferramenta ou recurso de lado para que tenha sucesso. Observar as tendências de mercado e, mais importante ainda, se antecipar aos concorrentes, são questões de sobrevivência e crescimento para quem quer ser referência no setor.
 

Entender o comportamento do consumidor e se antecipar ao que pode te dar mais lucro e crescimento não é fácil, porém há estratégias que indicam um caminho assertivo para tomar as melhores decisões.
 

Segundo Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing, a Big Data é uma importante aliada para a coleta de dados em grande escala. “É um conceito muito útil para entender o mercado e compreender o comportamento do consumidor, com capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados com velocidade e precisão superiores, além de uma grande variedade de soluções, entendendo o que o consumidor precisa e ajudando na retenção dele em seu negócio”, detalha o empresário.
 

Além disso, a análise avançada das ferramentas analíticas é outro braço relevante, que se aliado a Big Data, pode gerar melhores resultados. “As ferramentas analíticas avançadas têm um papel crucial no mundo dos dados, especialmente do Big Data. São essenciais para transformar grandes volumes de dados em insights que podem orientar decisões estratégicas de negócios, como as de Business Intelligence”, avalia Renato.
 

Quando as empresas utilizam esses recursos, elas poderão avaliar os próximos passos para a tomada de decisões estratégicas, a fim de fidelizar clientes, melhorar processos, reduzir custos e gerar mais lucro. “Com os dados em mãos, é possível identificar onde melhorar em seus processos, como corrigir falhas que possam estar desgastando a relação com o cliente, reduzir os custos da empresa e gerar mais lucro ao entregar um produto mais personalizado, encontrar novos mercados onde atuar e até entender se o departamento de marketing está tomando as decisões corretas para encontrar leads”, finaliza Torres.

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