Investimento na tecnologia corresponde a apenas 0,1% do valor total de uma obra.

A Constroen Construções e Engenharia Ltda, empresa que desde 1981 atua em diferentes segmentos da construção civil, buscava uma solução que proporcionasse aos líderes da companhia uma visão 360º dos projetos desenvolvidos para construção de edifícios residenciais. Foi então que adotaram o Mobuss Construção, software de gestão e mobilidade para a indústria de construção.

A empresa adotou quatro módulos dos nove que a solução possui: Segurança; Qualidade; Registros; e Assistência Técnica. “A implementação da solução foi rápida e tivemos boa aceitação por parte dos colaboradores envolvidos. O primeiro impacto positivo foi relacionado à produtividade nos canteiros de obra. A gestão das atividades melhorou em 100%. Hoje, temos total controle dos 95 formulários da qualidade e 50 treinamentos operacionais por obra e de todos os projetos executivos das três obras em andamento, sem contar todos os documentos individuais dos mais de 100 colaboradores que estão registrados na empresa”, destaca Roberto Lemos de Melo Dainese, diretor de engenharia da Constroen.

Após a adoção ao Módulo de Segurança do Mobuss Construção, a Constroen dispôs de mais dados para a rotina de reuniões mensais que tratam de assuntos relacionados à CIPA, boas práticas de segurança dentro do canteiro de obra e documentações.

Além disso, alcançaram gestão mais eficiente dos EPIs e das documentações dos colaboradores. “O comprometimento das pessoas envolvidas nas atividades melhorou muito. Com relação à gestão dos EPIs, que antes não era feita de maneira adequada, conseguimos eliminar qualquer atraso que houvesse na entrega dos equipamentos. Agora, conseguimos controlar o que temos em estoque e os vencimentos do CA, para, assim, analisar a durabilidade do equipamento e ter tempo para selecionar melhor nossos fornecedores. Já a Gestão dos Documentos Trabalhistas tem nos permitido manter toda a documentação dos colaboradores atualizada, minimizando os riscos de processos”, conta Dainese.

Outro benefício do Módulo de Segurança está relacionado aos treinamentos. Hoje, na Constroen, é possível rastrear com eficiência de quais tipos de treinamentos cada colaborador participou antes de ele iniciar algum tipo de serviço. “Os colaboradores gostaram bastante do novo método de aplicação de treinamento, uma vez que não é mais necessário a utilização de papel para registrar o comparecimento e mostrar ilustrações, o que desburocratiza muito o processo”, explica Dainese.

Com o Módulo de Qualidade do Mobuss Construção, a empresa obteve um controle de processos muito mais eficaz. “Os dados são bastante confiáveis e fáceis de serem acessados, o que nos permite tomar decisões mais precisas em curto prazo. Hoje, por conta do sistema, conseguimos identificar no mês quais foram os principais problemas e, diante disso, abrir um plano de ação para verificar os motivos e traçar ações preventivas”, diz Dainese

Para evitar a reincidência dos problemas e a melhoria contínua, a área de qualidade retroalimenta a produção com indicadores que são apresentados nas reuniões mensais. Além disso, é importante destacar que o gerenciamento de não-conformidades gerou melhora nos registros de evidências e na resolução de problemas. “Hoje conseguimos levantar todo o histórico de não-conformidades de um empreendimento juntamente com fotos dos problemas e os seus respectivos locais da ocorrência. Tudo isso a partir de diferentes dispositivos digitais. Sabemos a data de abertura do chamado, o tempo que demorou para que a questão fosse resolvida, os envolvidos, a causa raiz e quais foram as soluções propostas. Acredito que 70% das não conformidades estão sendo resolvidas dentro do prazo”, revela Dainese.

A empresa conta com 120 funcionários próprios. Dentro desse universo, o Módulo de Registros tem auxiliado no gerenciamento de documentos, avisando, por exemplo, sobre datas que estão próximas do vencimento, documentos que estão faltantes de cada colaborador e/ou empreiteiro, além de ajudar os gestores de obra a fazerem a liberação de entrada e saída de funcionários e terceiros na obra. “Nunca fizemos o armazenamento dos registros dos funcionários e de contratos dentro da obra. Tudo ficava no escritório. Mas, o que melhorou foi a velocidade que tivemos em acessar esses registros. Verificar documentos vencidos e solicitar as atualizações”, explica Dainese.

Com a utilização do Módulo de Assistência Técnica do Mobuss Construção, a Constroen ganhou em produtividade dos técnicos de campo. “Antes, o primeiro atendimento após a abertura do chamado demorava alguns dias,hoje, é praticamente imediato. O solicitante liga para construtora relatando o problema, o responsável já alimenta o sistema e automaticamente já cai para o pessoal de campo fazer a visita. Hoje temos metas para bater referente ao tempo entre a solicitação do cliente e a primeira visita. O sistema mostra se conseguimos bater ou não”, detalha Dainese.

Mais de 90% de satisfação dos clientes

Após a adoção ao Mobuss Construção, no ano de 2018, a Constroen obteve 93,75% de satisfação na assistência técnica. Vale ressaltar ainda que o investimento na tecnologia representou para a construtora apenas de 0,1% do valor total de uma obra. “Em uma obra, ter atenção a todos os detalhes é fundamental para o controle de custos. Isso inclui o controle de produtividade no canteiro, do uso consciente dos materiais, do treinamento dos profissionais, da logística no atendimento ao cliente, das não-conformidades, dos investimentos e dos documentos e registros que circulam na obra. E, o Mobuss Construção nos permite essa visão 360º. Todo o suporte que nos foi dado, o esclarecimento de dúvidas e a resolução de eventuais problemas faz do Mobuss Construção um parceiro que queremos ter por um longo prazo”, conta Dainese.