Tecnologia da informação: 5 dicas para iniciantes da área

Tecnologia da informação: 5 dicas para iniciantes da área

Por Léo Andrade, referência em low-code e no-code no Brasil

O começo profissional sempre gera muitas dúvidas e incertezas. A melhor resposta para tantos questionamentos é seguir em uma área que você gosta, e não só pelo salário. A programação, um nicho dentro da tecnologia, oferece remunerações ótimas, mas será que vale a pena receber muito e não gostar do que se faz? Vale mais ser muito bom na parte técnica e pouco focado na parte comportamental? Para essas preocupações, algumas dicas podem ajudar.

Faça o que gosta

Fazer o que se gosta, não pensando só no lado financeiro, com certeza deixará o caminho profissional muito mais leve. Por exemplo, salários de programadores são bons, mas entrar na profissão somente pelo quanto vai ganhar e não ter prazer em fazer aquilo vai trazer desgaste, além de atrasar o crescimento dentro da profissão. Então, a melhor coisa é seguir em uma área que goste, ou seja, tenha certeza de que a profissão escolhida dentro da tecnologia realmente possa trazer felicidade.

Invista em cursos

Apesar de algumas áreas dentro da tecnologia não exigirem um curso universitário, ter formação pode ser muito válido. Porque um curso não traz só conhecimento técnico, teórico e prático, mas ajuda a entender como se comportar no ambiente em que deseja trabalhar. Sabe por quê? Muito mais que formar um profissional, a faculdade ajuda na formação como pessoa. Especializações e cursos na internet também ajudam a evoluir. Por isso, tire um tempo na semana para consumir conteúdos que tragam conhecimento.

Pesquise bem

O profissional que trabalha com tecnologia geralmente é excelente pesquisador. Muitas vezes pode até não entender de alguns assuntos, mas uma característica muito presente é saber como pesquisar uma boa informação, ou seja, analisar se a fonte é confiável. Enfim, ser um bom pesquisador faz total diferença, porque isso, além de trazer conhecimento, traz credibilidade.

Pense de forma simples

Um erro que muitos cometem quando estão começando a trabalhar dentro da área de desenvolvimento de sistemas é querer pensar difícil. Por exemplo, precisa fazer um sistema de cadastro de usuários, aí o iniciante tende a pensar de maneira difícil, quer usar mais recursos que o necessário, inteligência artificial, mas na verdade o que realmente precisa é só simplesmente fazer um cadastro. Quando isso acontece, faz o tempo para chegar ao objetivo ser ainda maior. A dica é: pense por partes. Comece do jeito simples, termine e depois avance. Um passo de cada vez.

O mercado dentro da tecnologia e o futuro

Tecnologia da informação é um mercado amplo. Dentro do setor existem diversas profissões: programador, designer, gerente de projeto, analista de sistemas, arquiteto, analista de qualidade. Dá para seguir a profissão em qualquer lugar, porque o mundo está extremamente digital, e vai ficar mais ainda a cada ano que passa. Hoje, o mercado financeiro é um dos que mais empregam profissionais de tecnologia, mas todos os setores precisam – seguradoras, montadoras, indústrias e pequenos comércios também.

Cada vez mais esse setor vai trazer vantagens. A principal delas é que não vai ser mais necessário ficar horas no trânsito se deslocando e ter que deixar de fazer as coisas. Por isso, assim como o inglês já é um parâmetro crucial na hora de contratar, ter conhecimento em tecnologia também vai ser. Portanto, para quem pretende seguir nessa área, o melhor jeito é seguir o fluxo natural. Faça um curso técnico, graduação, especialização e na época de faculdade não deixe de fazer estágio, porque vai trazer um fortalecimento profissional. Pular etapas é muito difícil.

Por fim, compartilhe todo o conhecimento adquirido, porque essa é a melhor forma de absorver o que aprendeu. Então, estude e ensine também outras pessoas.

Share This Post

Post Comment