A Dimension Data, multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI, acaba de anunciar Marcelo Menta como seu novo presidente para o Brasil.
O executivo atuará como importante líder no país para consolidar a Dimension Data como uma das principais integradoras de soluções de TIC, para grandes e médios clientes, estabelecendo estratégias de negócios e políticas internas para acelerar o crescimento da empresa, liderando a implementação dessas iniciativas e dirigindo os esforços de vendas locais. “Um dos principais pontos é assegurar a satisfação dos clientes ampliando projetos na base, além de alavancar novas vendas”, afirma Menta.
Outra meta, segundo ele, será ampliar a atuação da companhia em projetos de Cloud Computing. “O mercado de nuvem tem um grande potencial no Brasil e estamos preparados para atender a essa demanda. Em 2012, ampliamos o portfólio global de serviços ao adquirir a Xigo, líder no fornecimento de soluções em Telecomunications Expense Management (TEM), baseadas em nuvem. A partir dessa iniciativa, melhoramos a capacidade em entregar uma maior oferta de serviços para comunicação gerenciada”.
A vertical de Telecom também está entre as prioridades do novo presidente. “É um setor onde enxergamos inúmeras oportunidades para replicarmos nossa experiência global em networking, infraestrutura, segurança, comunicação unificada e nuvem ─ que ganhou ainda mais força após sermos adquiridos pela gigante NTT em 2010”, ressalta ele, reforçando o que o Brasil representa para a companhia. “É sem dúvida o maior mercado potencial na América Latina e ainda podemos somar a isso as oportunidades geradas pelos próximos eventos esportivos”.
De acordo com Scott Macfee, Vice-Presidente da Dimension Data Américas, a contratação do novo presidente será fundamental para que a companhia alcance o crescimento previsto para 2013. “Acreditamos que a grande experiência e relacionamento do novo country manager no mercado de TI e Telecom irão nos ajudar a acelerar nosso posicionamento no mercado brasileiro. Temos metas agressivas de crescermos 30% este ano e vamos atingir este objetivo sob a liderança do novo country manager”.
Há mais de 20 anos no mercado de TI e Telecom, Menta já atuou em grandes multinacionais como Cisco, onde ficou por mais de 8 anos ocupando cargos de diretoria em vendas e foi country manager no Brasil da McAfee ─ seu último posto antes de ingressar na Dimension Data. Atuou ainda em cargos executivos na Telefonica e AT&T, acumulando experiência na liderança das áreas de vendas diretas e indiretas, marketing e gerenciamento de produtos.
Formado em eletrônica, pós-graduado em Marketing Estratégico pela ESPM, Marcelo Menta também tem MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, e pós-MBA (Programme Gestion Avancée) pelo Insead em Fointainblue, na França.