Pesquisa do Gartner aponta que 70% dos CDAOs são responsáveis pela estratégia e modelo operacional de IA

Pesquisa do Gartner aponta que 70% dos CDAOs são responsáveis pela estratégia e modelo operacional de IA

Setenta por cento dos Chief Data & Analytics Officers (CDAOs) têm a responsabilidade principal de criar a estratégia de Inteligência Artificial (IA) e o modelo operacional para as empresas, de acordo com uma nova pesquisa do Gartner, Inc.

A Gartner CDAO Agenda Survey for 2025 foi realizada de setembro a novembro de 2024 com 504 líderes executivos de dados e analytics em todo o mundo.

“2025 é um ano crítico para os CDAOs, pois a IA representa uma nova oportunidade para que eles consolidem sua posição como líderes em Inteligência Artificial”, diz Sarah James, Diretora Analista Sênior do Gartner.  

“A exposição dos CDAOs em toda a empresa, combinada com sua experiência em dados prontos para IA, os posiciona de forma única para liderar, orientar e desafiar suas respectivas companhias a entregar valor partir da Inteligência Artificial de forma bem-sucedida. Isso está tornando a função dos CDAOs fundamental para o sucesso da IA. Nenhum outro cargo tem a oportunidade de fazer as conexões necessárias e estar no centro da coalizão de Data & Analytics (D&A) e Inteligência Artificial”, complementa James.

O Gartner prevê que, até 2027, 75% dos CDAOs que não forem vistos como essenciais para o sucesso da IA em suas empresas perderão seus cargos C-Level.

A função dos CDAOs se tornou mais estabelecida e estratégica devido à complexidade e à onipresença dos dados, seu uso e seu valor. A pesquisa constatou que os CDAOs que se reportam ao CEO aumentaram para 36% em 2025, em comparação com 21% em 2024.

No entanto, o papel dos CDAOs está evoluindo devido à priorização da IA nas empresas. Embora a função de CDAOs esteja segura, as companhias estão explorando diferentes estruturas para a liderança de Inteligência Artificial.

Os analistas do Gartner preveem que o papel dos CDAOs evoluirá em três diferentes direções:

Líder especialista em Data & Analytics: Nessa função, o líder de dados e analytics atua como o especialista em dados central e multifuncional da empresa, provavelmente como um Vice-Presidente ou chefe de dados que se reporta à TI. A função tem uma visão holística dos dados em toda a companhia e contribui com sua experiência em todas as linhas de negócios, supervisionando o business intelligence (BI) global, a gestão de dados mestres (MDM), os relatórios e as plataformas de dados.

CDAO conector: Nessa função, o CDAO orquestra conexões essenciais para garantir uma entrega eficaz. Ele incorpora soluções de D&A em produtos e serviços inteligentes para CxOs, fazendo a ponte entre CxOs e os domínios de dados, analytics e IA. A função também impulsiona a agenda de Inteligência Artificial, posicionando o profissional como um dos líderes de IA da companhia, se não o líder principal de Inteligência Artificial.

CDAx pioneiro: O “x” representa um agregado das funções e responsabilidades do Chief Data Officer  (CDO), do CDAO e do Chief Data and AI Officer (CDAIO). Essa função atua como um agente de transformação e mudança, que aplica a tecnologia de forma multifuncional. O executivo, que provavelmente será um líder de IA, defende soluções para as preocupações e problemas de D&A e Inteligência Artificial, promove princípios éticos e mantém uma forte governança em toda a empresa.

“A liderança em dados e analytics continuará a divergir no futuro próximo e os CDAOs existentes e aspirantes devem desenvolver habilidades e conhecimentos que se alinham com o caminho que escolheram. Isso os ajudará a aprimorar sua função e seu lugar na liderança de IA”, diz James.

Os clientes do Gartner podem saber mais em “CDAOs Face Three Future Directions for Success in the Age of AI.

Os líderes de dados e analytics podem saber mais sobre como avaliar sua própria eficácia usando o Gartner CDAO Effectiveness Diagnostic, uma ferramenta exclusiva que permite que entendam sua eficácia como líderes e descubram seus pontos fortes e áreas de melhoria.

Imagem: https://pt.vecteezy.com/foto/6694131-empresarios-usam-smartphones-para-conduzir-transacoes-on-line-com-moderna-tecnologia-da-internet-conceito-de-comunicacao-de-informacoes-por-contato-via-internet-big-data-marketing-on-line

Share This Post

Post Comment