Especialista explica porque os assistentes virtuais e a IA mudaram a percepção do cliente no atendimento

Especialista explica porque os assistentes virtuais e a IA mudaram a percepção do cliente no atendimento

Há quem não esconda a preferência pelo atendimento humano diante da necessidade de fazer contato com alguma empresa - e os argumentos para isso estão sempre na ponta da língua. Entretanto, talvez estas pessoas não saibam que boa parte da interação com o cliente no varejo é feita por assistentes virtuais - desde o momento da compra até o pedido de feedback, nas pesquisas de satisfação.

“O serviço de atendimento ao cliente passou por grandes transformações nos últimos anos, tornando-se multicanal. Assim, as companhias encontraram novas maneiras de se comunicar com os clientes, com o apoio da inteligência artificial por trás dos assistentes virtuais”, afirma Danilo Araújo, CEO da PHD Virtual, agência de marketing digital.

Para ele, os assistentes virtuais são uma forma de agilizar o tempo do cliente e das empresas, uma vez que conseguem oferecer respostas específicas que melhoram a experiência do consumidor. “Com o auxílio do Machine Learning, uma forma de inteligência artificial, quanto mais uma marca usa assistentes virtuais, mas eles aprendem a interagir”, esclarece Araújo.

Dois bons exemplos de assistente virtual é a Alexa, a assistente virtual da Amazon, e o Google Assistente. Entre suas atividades estão, por exemplo, configurar alarmes, falar sobre a previsão do tempo ou executar uma playlist. Além disso, eles podem interagir com smart TVs, geladeiras e outros dispositivos inteligentes, como lâmpadas, controles remotos e interruptores. “Seguindo esta linha, muitas empresas já adotaram a inteligência artificial para aprimorar a comunicação com o público. Como resultado, elas estão obtendo respostas personalizadas e automatizadas para os clientes, além de prever suas necessidades e estabelecer um diálogo", comenta.

Araújo lembra que a inteligência artificial é um recurso amplamente utilizado para o avanço do comércio online. “Hoje, no mercado, há soluções que funcionam pelo WhatsApp, sem a necessidade de atendimento humano em nenhuma etapa do processo”. Normalmente, quando se fala em vendas pela ferramenta, as lojas necessitam de atendentes para finalizar o processo. Mas com este novo recurso, tudo é feito de maneira automatizada, de forma muito amigável e intuitiva.

Araújo destaca que o WhatsApp se tornou, nos últimos anos, uma das mais poderosas ferramentas de vendas, uma vez que agiliza o contato entre empresas e consumidores. “Com o mundo cada vez mais omnichannel, esta aplicação é um verdadeiro marco para o comércio eletrônico”, finaliza o executivo da PHD Virtual.

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