Nesta entrevista o especialista da Oracle, Denis Abrantes, Gerente sênior de Produtos Oracle do Brasil, fala sobre as ofertas de soluções para o mercado nacional e sobre a maturidade para absorção das tecnologias de ECM.
1) Infomanagement- Como os produtos de ECM da Oracle estão sendo percebidos pelo mercado brasileiro, na sua opinião?
Denis Abrantes - A Oracle possui uma visão bem específica sobre a gestão de conteúdo. Queremos estar onde o usuário está, ou seja, em qualquer lugar, falar com qualquer aplicação ou dispositivo que ele use , teremos sempre uma solução justa para esta demanda.
Nossa intenção é bem clara, queremos eliminar da cabeça dos usuários este conceito de caixa preta, onde se tem que procurar pelas informações para daí poder iniciar qualquer tipo de trabalho. Nossa proposta é muito simples é facilitar o acesso às informações.
Para isso, temos três grandes áreas de atuação: nos repositórios corporativos unificados sem as fragmentações departamentais ou segmentação de conteúdo; sistemas para governança único que possibilita integrações de conteúdos permitindo a busca de conteúdo nos repositórios dos documentos e a sincronização de conteúdos que possibilita num primeiro momento sincronizar dados entre o servidores e os dispositivos que estão sendo utilizados e num segundo momento a oferta de gestão de informações na nuvem. Este último produto estará disponível no mercado nacional até o final do segundo semestre desde ano.
A idéia, a tendência atual, é que se faça , cada vez mais, a gestão de informações pela nuvem permitindo aos usuários carregar/compartilhar/acessar informações com definições bem claras que habilitam estes acessos sempre diante de altos níveis de segurança e permissões , com a conversão dos documentos necessárias para seu uso imediato.
A empresa disponibiliza todas as suas linhas de produtos alinhadas entre si com processos de BPM em nuvem o que fornece aos clientes que já utilizam estes produtos ganhos e benefícios muito importantes.
2) Infomanagement- Como a companhia está percebendo a maturidade do mercado nacional para aquisição de produtos de Gestão da Informação?
Denis Abrantes - Posso dizer da nossa experiência que há uma vontade explicita de comprar. O cliente quer comprar produtos, mas a realidade é diferente. As vezes, não há o hardware, as vezes faltam algum requisitos de infraestrutura, no entanto a percepção da importância da gestão existe sim, não importando o porte da empresa.
Nosso maior foco para as organizações acontece na consolidação visando os silos departamentais e a multiplicação deles, para dirimir esta multifacetação. Para isso, estamos trazendo a área técnica para esta discussão, saindo da área de negócios. O importante neste momento é não ter uma visão limitada, pois uma área pode resolver o problema da gestão de conteúdo, mas não na sua totalidade daí a necessidade de ampliar o escopo integrando as duas áreas envolvidas e nivelar todo o acervo informacional em um repositório corporativo.
Num segundo momento é importante dar acesso aos usuários inclusive de forma móvel dentro das regras e políticas de acesso e segurança . Dessa forma estamos com ofertas agressivas para este mercado que levam a economias importantes de tempo, de custo e principalmente de produtividade.
3) Infomanagement- Mas este cenário só se aplica as grande e muito grandes empresas do mercado?
Denis Abrantes – Naturalmente as grandes e muito grandes empresas já perceberam o valor desse conceito, entretanto as menores estão prosseguindo na evolução necessária para os ambientes compartilhados . As barreiras de recursos e de ferramentas que enfrentam já podem ser transpostas com mais opções que disponibilizamos por meio de ferramentas mais robustas, como as que a Oracle possui em seu portfólio de produtos.
Posso assegurar que estamos entre as primeiras opções no Mindshare entre os aplicativos e na cloud.
Hoje a companhia está focada em oferecer seus produtos de forma que atendam a quatro grandes áreas:
Primeiro o foco da usabilidade. Isto é, que nossos produtos sejam de fácil uso. Que numa mesma tela o usuário possa ver todas as possibilidades, toda a dinâmica da ferramenta e que possa interagir sem dificuldades.
Segundo o foco da mobilidade. Hoje os produtos de gestão da informação da Oracle atende a todo tipo de dispositivo móvel com mais de 300 formatos diferentes para qualquer tipo de documento.
Terceiro o foco da integração. O portfólio está apto a se integrar com qualquer aplicação corporativa que o cliente utiliza diminuindo assim cada vez mais a distância entre o documento e o usuário.
E o quarto foco que é da consolidação, ao concentrar o conteúdo informacional em um único repositório todas as demais ações serão possíveis com vantagens .