Digital Enterprise Show (DES2016), o maior encontro internacional sobre transformação digital, encerrou no passado dia 26 de maio a sua primeira edição, superando todas as expectativas. O evento, que decorreu em Madrid entre 24 e 26 de maio, foi o ponto de encontro para mais de 18.000 profissionais de mais de 40 países.
A alta direção das empresas liderou o perfil dos participantes, destacando os CEO’s, que representaram 19% do total de intervenientes; 8% CIO’s, 13% CMO’s e 3% dos participantes assumiam funções de RH, todos cargos de responsabilidade nos conselhos de direção. Estes números vêm confirmar que os altos cargos diretivos têm consciência de que a transformação digital é um motor para o desenvolvimento do negócio e que deve ser liderada a partir dos conselhos de direção.
Além disso, uma grande parte dos participantes no DES2016 são diretores de operações ou de fábrica, com um grande interesse na indústria 4.0 e na digitalização industrial. Os principais setores de atividade representados no DES2016 foram o retalho, a banca, a indústria, o turismo, a saúde e a logística.
Os mais de 18.000 participantes do Digital Enterprise Show tiveram a oportunidade de conhecer as propostas de mais de 200 empresas expositoras, que mostraram as últimas inovações tecnológicas para guiar as grandes empresas e PMEs europeias rumo à Transformação Digital e a modelos de negócio mais inovadores. Para além disso, o DES2016 contou com mais de 40 empresas parceiras, que contribuíram para o êxito da sua primeira edição.
Ainda durante o Digital Enterprise Show, realizaram-se três jornadas repletas de apresentações e mesas redondas durante três dias, nos quais os mais de 18.000 participantes assistiram às palestras mais disruptivas, pela mão de mais de 450 oradores. O Masterminds Congress foi uma produção com mais de 172 palestras e mesas redondas, que somam mais de 120 horas registadas a falar de transformação digital em 10 indústrias distintas.
Digital Enterprise Show: Um evento a longo prazo
Os números da primeira edição do DES2016 destacam a necessidade de um encontro que reúna os desafios e as melhores práticas na transformação digital para promover o desenvolvimento económico na Europa. “O desafio da primeira edição foi o de envolver as empresas e oradores num projeto necessário para ajudar a indústria a caminhar em direção ao futuro. Enquanto estávamos a planear este evento, o nosso objetivo foi o de fornecer uma visão global de todas as áreas que afetam a transformação digital, tanto no negócio como em tudo o que o rodeia: como os trabalhadores, a cultura de empresa, entre outros” afirma Albert Planas, Diretor Geral do Digital Enterprise Show. Realça ainda que “os números desta primeira edição mostram que são necessários fóruns como este, que respondam às necessidades de conhecimento dos profissionais. Devemos guiar, através da experiência e do conhecimento das melhores empresas e profissionais, a transformação do negócio tanto em Espanha como na Europa para promover o desenvolvimento económico”.
Suécia, país convidado do Digital Enterprise Show 2017
Após o sucesso alcançado nesta primeira edição, o evento dedicado à Transformação Digital irá acontecer novamente em Madrid de 23 a 25 de maio de 2017 e contará com a Suécia como país convidado. Esta potência em inovação e tecnologia europeia, que atualmente está a liderar a transformação digital neste continente, assume agora o lugar que foi de Israel, país convidado da primeira edição.
Empresas como o Skype, Spotify, MineCraft, Candy Crush, TocaBoca ou TicTail são fruto desta aposta do país pela inovação e criação de novos modelos de negócio. Um feito que levou a sua capital, Estolcomo, a posicionar-se como a segunda cidade do mundo per capita na criação de startups, depois de Silicon Valley.
O setor Fintech tem um papel básico neste desenvolvimento e, nos últimos 5 anos, as empresas estabelecidas em Estolcomo receberam 18% do total dos investimentos europeus através de sistemas Fintech. Internet das Coisas (IoT) é outra área onde as nações nórdicas estão a liderar. Em 2014, o número de dispositivos conectados nas regiões nórdicas excedeu o rácio de população, e em 2017 haverá, por pessoa, 2,6 dispositivos conectados na região escandinava. Gigantes suecos como a Ericsson e Electrolux são pioneiros na mudança de paradigma, com dispositivos inteligentes e aparelhos que transformarão os lares.