Implementação de IA generativa resulta em maior assertividade no atendimento e no perfil do cliente

Implementação de IA generativa resulta em maior assertividade no atendimento e no perfil do cliente

Sempre esteve no DNA da RNI, incorporadora e construtora com atuação nacional pertencente a um dos maiores e mais importantes grupos empresariais brasileiros, a Rodobens, a busca incessante por inovação. Essa busca fez com que a empresa se tornasse pioneira em diversos momentos no que diz respeito à implementação de novas tecnologias, como contratos digitais e assinaturas remotas, por exemplo. 

Com isso, a RNI descobriu uma nova potencialidade: o uso da tecnologia a favor do cliente. Esse insight permitiu à empresa melhorar o suporte de vendas, compreendendo que a jornada de compra de imóveis é híbrida, pois começa no digital e se encerra no plantão de vendas, com o apoio de um corretor. Além disso, a empresa identificou novas potencialidades a favor da inteligência de mercado, gestão de dados e criação de personas dos produtos, aprimorando ainda mais suas estratégias de vendas.

Inovação na Jornada de Compra

Com isso, a RNI se destacou ao trazer uma reformulação significativa ao criar uma jornada híbrida em seu site, enquanto muitas empresas investiam em landing pages e chatbots limitados a árvores de decisão.

“Essa abordagem permite que o usuário possa ´levantar a mão´ a qualquer momento e ser assistido por um corretor, integrando o mundo físico e digital de forma harmoniosa", pontua Mariana Ortigosa, gerente nacional de Marketing e Performance Comercial da RNI.

A empresa foi além ao automatizar seus canais através da inteligência artificial, oferecendo um atendimento completo e unificado em várias plataformas, como site, WhatsApp, Messenger e Instagram Direct. Com a parceria com a Salesforce e o uso da solução Einstein, a RNI criou uma jornada que qualifica leads, permitindo que os corretores recebam informações valiosas sobre os potenciais clientes, como renda, possibilidade de composição de renda e uso de FGTS, otimizando o processo de atendimento.

A utilização da IA generativa combinada com uma árvore de decisão, permite que as informações recebidas dos clientes nas interações, fazem com que a IA continue aprendendo e evoluindo, isso porque considera as respostas e reações dos usuários e busca validação em bases de conhecimento já validados internamente pela RNI. Em casos em que não existam respostas para as dúvidas do usuário nessas bases, a IA faz uma consulta externa através da integração com a Open AI. Esse é o segredo da IA da RNI.

Com isso, a RNI criou uma solução segura e controlada. A integração oficial com a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, possibilitou a criação de gatilhos específicos no Einstein Bot, da Salesforce. Isso garantiu que o usuário não se desviasse do objetivo principal: qualificar o lead e proporcionar um atendimento de qualidade.

O bot desenvolvido pela RNI consegue se adaptar ao formato de comunicação do usuário, seja texto ou áudio, tornando a interação mais natural e acolhedora. Além disso, todos os scripts utilizados pelo bot são validados juridicamente, garantindo a precisão e legalidade das informações fornecidas.

No pós-venda, a companhia está expandindo o uso da IA para proporcionar um atendimento contínuo e eficiente. “Para o final de junho, temos previsão de lançar uma nova solução que permitirá aos clientes consultar o andamento das obras, gerar boletos, negociar condições de pagamento e receber atualizações em tempo real. Isso reduzirá significativamente a sobrecarga da central de atendimento e melhorará a experiência do cliente”, finaliza Ortigosa.

A combinação do atendimento digital e humano, potencializada pela inteligência artificial, reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a inovação. A abordagem pioneira da RNI serve de exemplo para o setor imobiliário, mostrando que é possível integrar tecnologia e atendimento personalizado para criar uma experiência de compra verdadeiramente híbrida e satisfatória.

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