Sistemas analíticos corporativos serão conduzidos pela mobilidade, redes sociais e Big Data

e acordo com o Gartner, empresa de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, o BI e os sistemas analíticos continuam dentro das dez prioridades de investimentos dos CIOs. Pesquisas feitas apontam que apenas 30% dos potenciais usuários adotam ferramentas analíticas patrocinadas pelos diretores de TI. Isso parece estar mudando, na medida em que as organizações tornam os sistemas analíticos “invisíveis”, mais consumíveis e acessíveis para quem, tradicionalmente, não os usa. Nos dias 4 e 5 de junho, o Gartner realiza, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, a Conferência BI e Gestão da Informação, que traz palestras voltadas aos temas.

“Uma grande empresa toma milhões de decisões todos os dias. Diante da aceleração dos processos de negócios e de uma quantidade infinita de distrações, ter sistemas de inteligência operacional em tempo real torna-se mandatório para ‘sobreviver’ no mercado. Quanto mais os sistemas analíticos forem implantados aos usuários de negócios (consumidores e clientes), de forma generalizada, maior será o impacto nas atividades em tempo real, na competitividade, inovação e produtividade”, diz Rita Sallam, vice-presidente de pesquisa do Gartner, que conduzirá palestras sobre esse assunto durante a Conferência.

O Gartner identificou três tendências-chave para profissionais de BI e de sistemas analíticos considerarem, em 2013, e recomendações de como enfrentá-las:

1.    Para tornar os sistemas analíticos mais acionáveis e para que sejam implantados de modo consistente, os profissionais da área devem fazer com que sejam mais invisíveis e transparentes a seus usuários – por meio de interfaces com linguagem natural e fácil para explorar os dados e aplicações analíticas embutidas nos pontos de decisão e ação.

2.    O volume crescente de dados em real-time e o pouco tempo para a tomada de decisões estão fazendo com que as empresas implementem sistemas de inteligência operacional para aumentar a eficácia de seus supervisores e da equipe de operações.

3.    As crescentes pressões regulatórias, de concorrência e custos, irão motivar os líderes de negócios a adotarem mais sistemas analíticos prescritivos, tornando as tomadas de decisão de negócio mais inteligentes, além de reduzirem os custos com pessoal.

Agenda –

Datas: 4 e 5 de junho (terça e quarta-feira)

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Avenida das Nações Unidas, nº 12.551

Horário: a partir das 8h

Share This Post

Post Comment