Brasil mantem-se como referência em TI na área Bancária

Nos anos 90, o desenvolvimento do Sistema Pagamento Brasileiro foi um importante sinal da competência do País e estendeu-se a outras atividades e ações, como internet banking, mobile banking, ATMs, que fazem com que o Brasil se diferenciasse no cenário internacional. Essa é a opinião de alguns diretores de empresas inovadoras selecionadas para o Espaço Inovação CIAB FEBRABAN 2014.innovação bancária

 

Conciliação entre segurança e mobilidade e o futuro das aplicações de meios de pagamento via smartphones são outros temas presentes no dia a dia desses empreendedores.

 

As opiniões formam colhidas em café da manhã realizado pelo ITS -  Instituto de Tecnologia do Software e Serviços, no dia 29 de maio, com os empreendedores do Espaço Inovação CIAB FEBRABAN 2014.

 

Vanguarda

Christian Gutierrez, da Crédito Social, credita a manutenção do pioneirismo a “fusões, aquisições e trocas de moedas, que exigiam e ainda exigem que os bancos estejam preparados para as adequações e necessárias sem deixar de suprir a flexibilidade e a adaptabilidade a transformações frequentes em nosso ambiente econômico.  Hoje, por exemplo, o sistema financeiro brasileiro, em âmbito mundial, tem menor risco sistêmico em função do SPB”.

 

Outro empresário que defende essa posição é Eduardo Torres de Albuquerque, diretor da Ability Comunicação e Tecnologia, que destaca o elevado nível de regulamentação das instituições do mercado e do ambiente, também colocando o sistema de compensação como um divisor de águas. “O SPB é um exemplo único no mundo. Passando pelos softwares e produtos de tecnologia da indústria brasileira, somos muito diferenciados e exigentes em termos de tecnologia, a ponto de, quando não se encontram produtos correspondentes ofertados no mercado pela indústria de TI brasileira, verificarem-se muitas iniciativas de desenvolvimentos internos de sistemas”, comenta.

 

Diferentemente de seus pares, Roni Silveira, da Mobiltec, acredita que o desenvolvimento dos agentes do sistema financeiro em todo o mundo, “na medida em que a tecnologia de automação adotada pelos bancos nos países desenvolvidos se tornou um meio para eles poderem sobreviver no competitivo mercado financeiro”, acabou com essa imagem de referência. Explicando, comenta que “considerando-se mercados de países do mesmo nível de desenvolvimento, cada banco adota a tecnologia que lhe é mais conveniente para competir no seu mercado e não dá para se dizer que ela é melhor ou pior que a de outro banco em outro mercado. Entendo que o Brasil está muito bem posicionado nesse meio, com suas instituições financeiras operando com a melhor tecnologia existente para atender as suas necessidades competitivas de acordo com as demandas de seus clientes. Hoje, para o consumidor não é muito diferente fazer transações bancárias em bancos do Brasil ou da Inglaterra ou dos EUA, etc., uma vez que todos tendem a atender plenamente as necessidades de seus clientes com o menor custo e o máximo de eficiência, apenas com pequenas variações em função de regulamentações locais ou até mesmo de costumes, mas a melhor tecnologia está sempre ao alcance de todos em qualquer lugar”.

 

Mobilidade e Segurança: uma realidade

Tendo como ponto de início do debate a convicção de que transações de mobile banking são realidade e tendem a crescer significativamente, os empresários se dividem ao indicar os responsáveis pela maior vulnerabilidade. Para uns é o usuário, que muitas vezes pratica ações não seguras, como define Jacinto Carlos de Godoy, diretor comercial da Adamas Enterprise. Para outros, como o diretor da Crédito Social, a vulnerabilidade é de quem desenvolve o sistema, pois “as plataformas ainda têm alguma vulnerabilidade e são frequentemente corrigidas”.

 

Mesmo assim, os entrevistados concordam que os aplicativos dos grandes bancos são seguros. Essas variáveis levam Luiz Antonio Valentim Rodrigues, diretor da QualiSign, a destacar a questão cultural da população como um impeditivo para a popularização dessas tecnologias: “todo o desenvolvimento e a ampliação do uso passam por uma curva de aprendizagem a ser feita pelo cliente das instituições financeiras. Além disso, a mudança é lenta e depende de interação entre as gerações e da formação das pessoas, pois, quanto melhor a formação, mais fácil a absorção de tecnologias”, sinaliza.

 

A essa necessidade, Cristian Gutierrez agrega o fato de que os aplicativos mobile encontram os aparelhos celulares convencionais como barreira para sua popularização. “Além dos smartphones serem mais caros, eles exigem, para funcionar a contento, acesso a pacote de dados ou Wi-Fi, o que ainda não é viável para grande parte da população”. E alerta: “em breve, as operadoras vão começar a não ter mais os aparelhos convencionais”.

 

Entusiasta e usuário dos aplicativos de mobile banking, Douglas Pombo, CEO da Inviron, destaca as tecnologias disponíveis, como a leitura do código de barras pela câmera do celular, e comemora: “A tecnologia veio para ficar! Os aplicativos estão cada vez mais funcionais e amigáveis”.

 

Focando na segurança das soluções, o diretor da Ability garante que “contamos com criptografia que protege a informação e blinda a comunicação, bem como com meios de autenticação de usuários bastante robustos. Além disso, a evolução dos datacenters para estruturas de nuvem também tornou muito mais confiáveis o armazenamento e a disponibilidade de informações. Além disso, dispositivos pessoais de maior segurança já estão disponíveis, contando com senha biométrica, possibilidade de rastreamento e desativação remota. Assim, o usuário pode contar com acesso móvel muito seguro aos sistemas essenciais”.

 

“Entendo que hoje o mercado de mobilidade já oferece um excelente nível de segurança nos smartphones e tablets, mas desde que o usuário tome medidas de precaução.  Se alguém perder o seu dispositivo móvel com muitas informações importantes e sigilosas e elas forem protegidas por senhas e assim não acessíveis a terceiros, a culpa não é da tecnologia, pois todos os sistemas operacionais móveis do mercado oferecem condições adequadas para proteger os dados dos usuários, mas desde que ele assim o queira. Embora às vezes possa ser desconfortável, manter todos os dados do smartphone criptografados com senha segura é uma medida muito saudável”, recomenda Silveira.

 

Albuquerque cobra dos gestores mais conscientização sobre a velocidade e a facilidade de dispersão de informações caso algum usuário resolva divulgá-las indevidamente, devido à ubiquidade das redes sociais e facilidade de se copiar informações das telas”. Lembra, também, que responsabilidade, discernimento e boa fé dos usuários não podem ser garantidos exclusivamente pela tecnologia, sendo, portanto, pré-requisitos para se lidar com informações e sistemas sensíveis. Os critérios na concessão dos acessos e definição das políticas, bem como a auditoria efetiva das trilhas detalhadas, são de fundamental importância na segurança de sistemas móveis”.

 

Meios de pagamento em smartphones

Legislação recente do Banco Central do Brasil – Circular 3.680, de 04 de novembro de 2013, e suas atualizações, dispõe sobre a conta de pagamento a ser desenvolvida pelas instituições de pagamento para registro de transações de pagamento de usuários finais e se aplica às instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil a funcionar como agentes de contas de pagamento.

 

Para o diretor comercial da Adamas, essa circular do BC objetiva regular algumas práticas no mercado, como criação de moedas ou quase moedas digitais. Deve, ainda, estimular a bancarização da população e ampliar o uso dos smartphones para concretização de pagamentos, assim como favorecer o uso de outros dispositivos, pois, garante, “já existem dispositivos chipados para isso, como pulseiras”. Sinaliza, também, que as empresas de cartão de crédito, por exemplo, para não sofrerem com a concorrência, devem abrir empresas de pagamento.

 

Uma certeza todos possuem: o mercado vai crescer mais rapidamente e o smartphone vai se transformar em uma máquina de fazer pagamentos, com popularização dos adaptadores para digitar e para passar cartões de crédito, por exemplo. Ou, como diz Cristian Gutierrez: “o celular vai se tornar uma carteira digital”.

 

Paralelamente, como afirma Pombo, “isso quebra um modelo de negócio porque não precisa mais alugar máquina de cartão, por exemplo”. Opinião semelhante é expressa por Silveira, que diz: “a minha única convicção é a de que os nossos tradicionais cartões plásticos estão com os seus dias contados e serão substituídos por Apps nos nossos dispositivos móveis, com inúmeras vantagens e maior segurança. Acredito que a disseminação do uso de leitores biométricos nos smartphones, como hoje já estão sendo oferecidos nos dispositivos high-end, tenderá a acelerar esse processo, pois se trata de um importante elemento de identificação e segurança, não oferecido pelos cartões, e que poderá fazer a diferença para estimular essa migração”.

 

Espaço Inovação CIAB FEBRABAN 2014

Comemorando sua décima edição, o Espaço Inovação CIAB FEBRABAN 2014 reúne, em estante com 300 metros quadrados, 16 empresas desenvolvedoras de soluções inovadoras, selecionadas entre 33 inscritas. Juntas, compõem um quadro representativo da criatividade e da engenhosidade das empresas brasileiras, de pequeno e médio portes e ligadas a aceleradoras, comprovando a participação do Espaço Inovação no desenvolvimento do setor financeiro nacional.

 

Essas empresas, originárias de sete Estados – São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio e Janeiro – expõem suas soluções inovadoras nos 300 metros quadrados desse espaço que está comemorando uma década de existência.

 

Selecionadas para o Espaço Inovação CIAB FEBRABAN 2014 por um comitê formado por 12 especialistas do setor, as soluções atendem as áreas de segurança, mobilidade, meios de pagamento, gestão de risco, assinatura e certificação digital, atendimento ao cliente, gestão de documentos, seguro, crédito e investimentos.

 

As soluções são:

 

 

 

Solução Empresa Descrição resumida da solução
Ability WM Ability Soluções CRM pronto para usar, reunindo mobilidade com as melhoras práticas do Financial Service.
Adamas Enterprise Techy Serviços Ferramentas de Workflow para gerenciamento de processos de negócios e qualidade.
Cell Pago PGWAP Sistemas Possibilita, ao Setor de Cartões, fornecer recarga de celulares e consulta de saldo grátis a seus usuários.
Checkmob CINQ Mobile Solução web/mobile que potencializa o trabalho feito por equipes de campo.
Crédito Social Crédito Social Solução para Livre mercado de crédito.
dotToken DotFive Labs Solução para autenticação segura e inviolável de transações online no Internet Banking.
Edgecontents Inviron Comunicação em tempo real com seu público através de canais de TV conectados com seu sistema de gestão.
Horacius e-Trust Aumento da segurança na gestão de acessos e de usuários dos seus sistemas críticos.
Intoo Intoo Plataforma on line que ajuda empresas a conseguirem financiamento com bancos e instituições financeiras.
Mobiltracker MOBILTEC Rastreamento veicular e pessoal simples e eficaz.
NV Data Novum Sistema de Conciliação e Consolidação de informações.
QualiSign QualiSign Portal de serviços de assinatura digital.
Senha Segura MT4 Tecnologia Armazenamento de segredos e senhas de alto privilégio.
Smart Mail Merx Ti Controle inteligente de correspondência de clientes.
S-Works Grupo Simply Plataforma para formalização eletrônica de documentos: simples, novo e aplicado ao setor financeiro.
VOS Reader VoxAge Tecnologia assistiva e inclusiva, o leitor de documentos para deficientes visuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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