Em dia com o SPED

Com 61 empresas e um volume de interfaces muito grande, o Grupo Abril, um dos maiores e mais influentes conglomerados de comunicação da América Latina, gera cerca de 650 mil notas de saídas, 100 mil notas de entrada e 3,5 milhões de lançamentos contábeis por mês envolvendo, além do ERP Oracle, sete sistemas com interfaces diretas ao banco de dados do GF Alliance e outros 14 sistemas que se integram indiretamente.

[private] A Alliance é uma empresa de inteligência em soluções fiscais e de governança  e realizou a implantação do Sistema Gerenciador Fiscal (GF Alliance) para apuração e geração de obrigações municipais, estaduais e federais do grupo. 

O projeto durou 12 meses e contou com uma equipe de 200 pessoas, entre gestores de negócios, profissionais e consultores de TI, usuários do sistema GF Alliance e consultores das empresas parceiras como a Ninecon e a Deloitte. O início do projeto teve o mapeamento de todos os dados a serem integrados no GF Alliance, cujo controle das integrações é feito por meio de um sistema com conceito de Extract, Transform and Load (Extrair, Transformar e Carregar), desenvolvido pela equipe de TI do Grupo Abril. Já os dados do ERP Oracle foram integrados com a ferramenta de Integração disponibilizada pela Alliance e customizada em parceria com a área de TI da Abril.

José Carlos Carvalho, gerente de Projetos da Alliance, atribui o sucesso da implantação ao foco no cliente, ao alto nível de conhecimento da Alliance em projetos dessa envergadura e ao bom planejamento entre as partes envolvidas. “A etapa mais delicada foi dar consistência aos dados cadastrais dos clientes e fornecedores e à escrituração fiscal das notas ficais, uma vez que o Grupo Abril tem vários segmentos de negócios regidos por diferentes legislações”, afirma Carvalho.

Os objetivos da Abril foram alcançados com a centralização de todas as informações do grupo em um único sistema e a minimização dos riscos de penalizações com a entrega de suas obrigações fiscais dentro dos prazos estabelecidos (24 arquivos do Sped Contábil e 78 arquivos do Sped Fiscal).

Para Fábio Gallo, diretor de serviços financeiros do Grupo Abril, solidez, know-how e parceria foram as qualidades que marcaram a presença da Alliance no projeto Sped do Grupo Abril. “Procuramos um produto com características técnicas e fiscais que suprissem todas as necessidades para o cumprimento fiel das obrigações fiscais e que também fosse capaz de atender às nossas expectativas, agregando valor às rotinas contábeis e fiscais. Além de atender à diversidade do Grupo Abril o produto deveria contribuir para o cumprimento dos prazos do projeto Sped com a qualidade necessária, por meio de ferramentas capazes de auxiliar os usuários com agilidade, de forma simplificada, mas também possibilitando acesso detalhado das informações transacionadas, tais como auditorias e validações de dados”, explica.

Entre os benefícios constatados durante o projeto, ele destaca o sistema fiscal adequado às necessidades da Abril para atendimento de todas as obrigações relativas ao ICMS/IPI e ao Sped Contábil e Fiscal, o atendimento à legislação do Sped de forma padronizada e nos prazos legais e a melhoria da qualidade dos trabalhos das áreas fiscal e contábil. [/private]

Share This Post

Post Comment