Inteligência no gerenciamento de negócios

O mercado corporativo enfrenta desafios cada vez maiores relacionados à precisão e segurança nos seus processos de negócios. Atualmente, os executivos com poder de decisão precisam compreender o grande volume e a variedade de informações existentes, fazendo com que as empresas implantem cada vez mais sistemas estatísticos que os auxiliem a compreender e responder as principais questões do negócio, além de possibilitar a realização de previsões de cenários. 

[private] Estas transformações, impulsionadas por tendências como a globalização, fusões e aquisições, estão levando a indústria à era dos produtos e serviços mais inteligentes, menos suscetíveis a falhas e mais otimizados às necessidades específicas do mercado. Esta inteligência é uma grande arma das empresas frente a um mundo cada vez mais competitivo e comoditizado.

Imagine se dispositivos médicos com falhas, como aparelhos para exames sofisticados, pudessem ser detectados antes mesmo de chegarem ao mercado? Ou se um banco pudesse reduzir o tempo de espera de aprovação de empréstimo de uma semana para um dia – ao mesmo tempo em que aprimora a produtividade e libera seus funcionários para concentrarem seu foco no fortalecimento do relacionamento com o cliente? E se uma empresa que está construindo uma instalação verde tivesse acesso a uma visão consolidada do processo, capaz de gerenciar operações, lidar com regulamentos e ajudar a comprovar o cumprimento de normas governamentais?

O cenário acima não é utópico. Pelo contrário – ele é totalmente viável por meio da utilização de aplicações específicas de Advanced Case Management (Gerenciamento avançado de casos de negócios).

A estratégia unifica informações, processos e pessoas para oferecer uma visão de 360º de cada caso.

Além de gerenciar conteúdos e processos, o Advanced Case Management utiliza ferramentas integradas de análise preditiva, regras de negócios, colaboração social (como mensagem instantânea, salas de equipe e wikis), ECM (Enterprise Content Management) e BPM (Business Process Management) para aumentar a interatividade e o contato entre os times de profissionais.

A aplicação de tal prática pode auxiliar as empresas a aprimorar eficiência, reduzir custos e otimizar resultados.

Soluções bem-sucedidas de gerenciamento de caso exigem uma plataforma unificada e que combine conteúdo, processos e pessoas, garantindo que as informações apropriadas estejam disponíveis para progressão e resolução dos casos. A estratégia também permite que as organizações lidem com ações legais, como solicitações de sinistros de seguros, auditorias, pedidos de empréstimos e outros processos de negócios. Muitas decisões de negócios dependem de valores definidos, como taxas de juros para empréstimos baseadas em avaliação de crédito.

Ao categorizar as regras de processos, o manuseio do caso se torna mais ágil, já que as regras podem mudar no mesmo ritmo das mudanças do mercado. A correta utilização das ferramentas de Advanced Case Management leva a um maior controle na gestão e acesso aos dados, transformando informação em conhecimento e permitindo tomadas de decisões mais rápidas e precisas. [/private]

 

* Texto escrito por Marcela Vairo, gerente de software para gerenciamento da informação da IBM Brasil.

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