[private] Como é a presença da Alfresco ao redor do mundo?
Este ano celebramos o quinto aniversário da Alfresco e fiquei ao mesmo tempo surpreso e encantado com o rápido crescimento e a adoção das soluções ao redor do mundo.
Somente em 2009, a Alfresco agregou mais de 300 consumidores corporativos em 40 países, incluindo Cisco, Forbes, BNP Paribas, Merck, o departamento americano de desenvolvimento urbano e a Greenpeace internacional. Ultrapassamos a marca de 2 milhões de downloads de softwares e incluímos cem integradores de sistemas internacionais e estabelecemos mais de 20 novos parceiros da indústria (OEM). No mesmo período a Alfresco implementou seu staff em 29% e abriu uma unidade de operações na Ásia com sede em Sidney, na Austrália.
A empresa continua crescendo e inovando para os próximos seis meses estaremos anunciando a versão 3.3 do software Alfresco, Alfresco Content Services para IBM Lotus e Google Docs; certificação em open source para records management e Spring Surf uma contribuição para a comunidade SpringSource e implantações de ECM em cloud com RightScale.
Como a empresa está classificada entre os líderes de mercado percentualmente?
O modelo de negócios da Alfresco não segue cálculos usuais do mercado, que são muitas vezes baseadas em receitas. Enquanto os custos do modelo de assinatura Alfresco representam uma fração dos lucros dos fornecedores tradicionais de ECM mais as “taxas de licença e manutenção”, certamente não estamos comparando coisas semelhantes. Conforme mencionado anteriormente, em termos de adoção a Alfresco tem mais de dois milhões de downloads de sua solução de ECM Open Source e possui mais de mil clientes na modalidade de Enterprise Subscription. Acreditamos que o acompanhamento de utilização real do software é a melhor medida para sabermos dos resultados e do impacto que isso representa em uma parcela da receita, baseada em valor de mercado.
Qual é, na sua opinião o argumento mais importante para os usuários escolherem os produtos de código aberto?
Simplificando: a garantia incorporada ao modelo de código aberto que impede que o cliente fique amarrado, além de uma entrega rápida com inovação de produtos.
Embora a redução de custos de soluções open source seja evidente, tanto em conversas com clientes públicos quanto privados do setor, vemos os executivos de TI procurando componentes da arquitetura, muitas vezes uma fonte aberta que certamente, baseada em padrões abertos, que agregam valor de negócio imediato, mas que também oferecem um grau de imunidade para o futuro em toda a sua infraestrutura de TI. O modelo open source oferece-lhes a inovação constante e a flexibilidade para evitar que fiquem atrelados ao distribuidor.
Com este processo de desenvolvimento transparente, há mais cooperação e um diálogo aberto sobre a melhor forma de abordar o desenvolvimento de novas funcionalidades.
Qual é a estratégia da empresa para o mercado latino-americano?
Toda vez que realizamos um evento no Brasil ou no México que são iniciantes pelo nível de interesse e engajamento - tivemos mais de 400 inscritos para apenas dois eventos no mês de abril. Este, juntamente com nossa crescente base de clientes da empresa nos faz ver o mercado latino-americano como uma área de alto crescimento para a Alfresco. Como resultado, temos uma revenda especializada e recursos técnicos para apoiar os nossos clientes na América Latina. Essa equipe trabalha em estreita colaboração com parceiros-chave na América Latina - por exemplo Infused Solutions no Brasil e a Think no México. A Alfresco também recrutou sete parceiros nessa região que são capazes de oferecer uma gama de serviços de implementação, suporte e treinamento para clientes Alfresco Enterprise.
Em termos de participação nesse mercado, trabalhamos de perto com um número de vendedores que vai de IBM Lotus para Drupal e também tem sido o participante principal no novo padrão CMIS, juntamente com outros fornecedores de ECM. [/private]