Tecmach se reestrutura visando crescimento sustentável

A busca pelo crescimento sustentável tem provocado uma movimentação intensa na Tecmach, especializada em outsourcing de impressão. Nos últimos dois anos, um grande projeto de reestruturação interna vem possibilitando à companhia um novo salto em sua gestão e na qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

[private] Dois pilares importantes, entre outros, norteiam as transformações vividas pela Tecmach: a centralização das operações em um único endereço, na avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, zona sul da capital paulista, e a profissionalização da empresa, hoje comandada por Álvaro Silva, executivo com passagens pela IBM, Grupo Siciliano e Medial Saúde.

Da esq. para dir. (em pé): Edson Torres e Wilson Conesa; (sentados): Anderson Conesa e Álvaro Silva

A contratação de profissionais de mercado para a direção da empresa, processo concluído no final do ano passado, trouxe como um dos primeiros resultados a implantação de um sistema de Governança Corporativa, passo fundamental para toda organização que planeja ser líder em seu setor. Nessa transição, os sócios Anderson e Wilson Conessa assumiram o Conselho Consultivo da Tecmach.

Unir as atividades em um único local foi outra iniciativa que trouxe diversos benefícios para o dia-a-dia da companhia, que está quase duas décadas no mercado de TI. Até o início deste ano, as operações estavam distribuídas em dois endereços que, embora próximos, dificultavam a tomada rápida de decisões, principalmente em momentos cruciais, segundo o diretor de desenvolvimento humano e  marketing da Tecmach, José Ramos.

Na nova casa, a Tecmach ocupa um andar inteiro, com cerca de 500 metros quadrados. O espaço, totalmente redesenhado, ganhou um planejamento inteligente, que contempla a otimização dos espaços e a sinergia entre todos os departamentos.

“Com essa junção, melhoramos processos e passamos a resolver os problemas de forma muito mais rápida. Apesar de toda tecnologia à disposição, às vezes era difícil tirar um ou outro profissional de uma reunião para tomar uma decisão importante. Também ganhamos muito em contato humano. Essa proximidade da equipe a tornou ainda mais motiva e participativa”, afirma o diretor.

O investimento em pessoas também foi valorizado nas mudanças, com a criação de uma divisão de Recursos Humanos focada no desenvolvimento profissional dos colaboradores, hoje 150 na empresa. “Para uma empresa que trabalha com pessoas, como a nossa, é importantíssimo cuidar do capital humano e possibilitar que o time entenda cada vez mais do nosso negócio”, explica ele.

Sob essa nova ótica em RH, a Tecmach realizou recentemente uma pesquisa de clima e em junho coloca em prática um plano de ação com base nos resultados do levantamento, que contou com a participação espontânea de 91% dos colaboradores e revelou os pontos que já começam a receber atenção especial da empresa, como treinamento, processos de seleção e de retenção, gestão de desempenho e comunicação. [/private]

Share This Post

Post Comment