Montreal desenvolve tecnologia de identificação biométrica para bancos digitais

Montreal desenvolve tecnologia de identificação biométrica para bancos digitais

Empresa é responsável pelo sistema de reconhecimento por múltiplas camadas

do Banco Neon, primeira instituição financeira 100% digital do país

 

A Montreal, uma das maiores integradoras de tecnologia do país, desenvolveu soluções pioneiras em biometria para o setor bancário. Os produtos serão apresentados durante o Ciab Febraban, mais importante evento de tecnologia para o segmento financeiro da América Latina, que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O destaque é o novo sistema de identificação e autenticação biométrica multicamadas para movimentações financeiras em smartphones e tablets. A plataforma foi implementada no Banco Neon, a primeira instituição financeira 100% digital do país.

A tecnologia desenvolvida pela Montreal permite a abertura de contas e demais movimentações financeiras por intermédio de dispositivos móveis com segurança e confiabilidade. O duplo sistema de identificação e autenticação, por meio de impressão digital e reconhecimento de face, aumenta ainda mais a proteção aos dados do usuário e ao sigilo das operações.

Detentora do maior cadastro de dados biométricos da América Latina, com mais de 25 milhões de registros, a Montreal desenvolve, em parceria com a norte-americana Daon, soluções de identificação multicamadas baseadas na plataforma IdentityX. A tecnologia combina a biometria com a vinculação de dispositivos, inclusive a geolocalização e outras variáveis. Trata-se, por exemplo, do sistema utilizado na captura de informações digitais para o desenvolvimento do VISA, o visto concedido pelo governo dos Estados Unidos.

Todas as informações cadastradas pelos usuários do banco digital ficam armazenadas na nuvem, em data centers da própria Montreal. Além do armazenamento e a implantação do sistema de cadastramento e identificação biométrica, a empresa atua ainda no suporte técnico, consultoria tecnológica, manutenção e pelos serviços de back-end da plataforma da instituição financeira.

“O uso de aplicativos de bancos para celular e tablets saltou de 20%, em 2015, para 34% no ano seguinte. Em 2016, foram quase 22 bilhões de transações bancárias em mobile banking no Brasil, quase o dobro do ano anterior. A digitalização das operações financeiras é uma tendência inexorável. A Montreal tem intensificado parcerias e ampliado investimentos para desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o setor. Nossa reconhecida experiência em biometria nos credencia  como um importante fornecedor de soluções para o sistema bancário”, afirma o CEO da Montreal, Eduardo Coutinho.

BPO

Eduardo Coutinho destaca ainda outros projetos da Montreal para a área financeira. No segundo semestre, a companhia lançará uma nova plataforma de BPO – Business Process Outsourcing –, voltada, notadamente, ao segmento de financiamento imobiliário. Em parceria com a CPS, a Montreal desenvolveu e opera o CrediTools, ferramenta para o gerenciamento de carteiras de crédito habitacional implantada em grandes instituições financeiras, como Itaú e Santander. “Nosso foco na área de BPO é a integração de tecnologia dos negócios bancários”.

A Montreal está desenvolvendo também soluções de Blockchain. Pesquisa recente da Febraban indica que 65% dos bancos brasileiros estudam a sua implementação. A empresa trabalha também em tecnologias relacionadas à internet das coisas (IoT). “Nosso foco é, sobretudo, o monitoramento de clientes, responsável por mais de 30% dos investimentos das instituições financeiras no âmbito da IoT", ressalta o CEO da Montreal.

mCare

Eduardo Coutinho cita ainda uma nova tecnologia, o mCare, que tem como um de seus targets companhias de seguro-saúde e de previdência privada. A tecnologia permite o acompanhamento e compartilhamento online das condições de saúde de qualquer pessoa, seja um paciente crônico, seja um usuário pontual.

"O mCare possibilita a transmissão em tempo real de indicadores clínicos – como temperatura, pressão arterial, taxa de glicose, entre outros – para um médico, hospital, empresa de medicina de grupo ou qualquer outro destinatário indicado pelo usuário. Usamos a tecnologia bluetooth,que permite a transmissão de dados dos dispositivos (termômetro, aparelho de pressão, oxímetro e balança) para smartphone ou qualquer outrodevice do paciente ou de um acompanhante. O mCare poderá trazer expressivos benefícios para operadoras de plano de saúde", garante o executivo.

Share This Post

Post Comment