A M2Sys, especializada em digitalização e processamento de documentos por imagem, apresenta ao setor bancário uma solução inédita de mobile banking que viabiliza a abertura de conta corrente por celular, garantindo que o correntista possa mandar todos os documentos, fotos e assinatura caligráfica a partir do próprio smartphone e em total conformidade com as regras do Banco Central.
A aplicação é considerada "disruptiva" no mercado internacional por garantir um nível de certificação e autenticação dos dados e dos documentos compatíveis com as exigências forenses e com as regulações específicas do setor financeiro vigentes em nível global.
Toda a documentação do processo de abertura de contas é feita via formulários digitais de autopreenchimento e pela simples captura das imagens dos documentos físicos através da câmera do aparelho.
Entre os itens opcionais de autenticação estão a posição GPS do proponente da conta e a verificação de seus dados declarados a partir de elementos de checagem, como código de barras da conta de luz ou água usadas para atestar a residência e a comparação biométrica da foto instantânea ("selfie"), batida no instante da abertura, com as fotografias constantes na imagem da cédula de RG ou da CNH escaneadas através da câmera.
"Depois de reunir todos os itens pessoais para a abertura da conta, nossa aplicação executa uma série de verificações inteligentes dos dados e das imagens-documentos, através de ferramentas como analisadores de caracteres, leitores de contrastes gráficos e consultas a bases de dados", afirma Roberto Schmaltz, diretor executivo da empresa.
A solução da M2Sys conta também com um acompanhante de regras contendo todas as exigências da Resolução 2025/93 do Banco Central, que estipula as condições de documentação para a abertura de contas.
Juntamente com a inteligência de software e os canais de transporte seguro de dados para o tráfego e processamento da documentação, a M2Sys oferece uma estrutura especializada de acompanhamento crítico das operações de cadastro, com base em seu Centro de Processamento de Imagem, localizado em Curitiba que conta com 400 profissionais voltados ao controle da qualidade.
De acordo com Márcio Guariente, diretor executivo da M2Sys, o maior diferencial da solução está garantir um processo fim a fim, com alta taxa de automação e índice irrelevante de falhas, desde a captura das imagens pelo correntista, até sua autenticação final pelos sistemas de gestão de regras para a abertura de contas.
O desafio da M2Sys em oferecer uma solução de fim a fim para a abertura de contas sem a presença física do proponente só se tornou viável a partir do instante em que a empresa identificou no mercado um sistema de verificação de caracteres (OCR) capaz de efetivamente garantir que cada uma das imagens enviadas pelo correntista oferece condições de leitura e de conferência rigorosa, seja por meio automático ou por checagem visual pelos funcionários do banco.
Para chegar a este modelo, a M2Sys buscou a parceria da empresa russa Abby, líder global em OCR, que empenhou seus laboratórios no apoio às equipes da empresa brasileira. No início de 2016, a M2Sys enviou para a convenção da Abby, em Moscou, o seu colabor técnico João Rotta, que recebeu, em nome da empresa, uma moção de reconhecimento pela aplicação de conta corrente móvel como sendo uma das mais avançadas aplicações com o OCR da Abby em todo o mundo.