A consultoria e corretora de seguros Aon organiza no próximo dia 14 (terça-feira) o principal evento de produtos financeiros corporativos do pa
Este ano, o evento terá a participação de importantes especialistas, como o do ex-procurador da República e ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que abordará o impacto do atual cenário econômico do país para as empresas e os negócios. Para discutir as maneiras das companhias se precaverem aos ataques cibernéticos, estão confirmadas as presenças da diretora da unidade de combate a crimes digitais da Microsoft no Brasil, Vanessa Fonseca, do chefe do escritório central da Interpol no Brasil, Valdecy Urquiza, e do Dr. Renato Opice Blum, sócio e advogado do escritório Opice Blum. O William Waack, apresentador do Jornal da Globo e âncora do Globo News Painel, será o mestre de cerimônia do Aon Financial Lines Day.
De acordo com Adriano Almeida, diretor de produtos financeiros da Aon, o encontro será fundamental para discutir o contexto atual do mercado. Para ele, por se tratar de um assunto ainda novo no país muitas vezes as soluções adotadas pelas empresas visam à proteção das informações/rede de computadores, mas não levam em consideração eventuais prejuízos financeiros e de imagem decorrentes de um ataque cibernético. "As companhias tomam medidas para a não ocorrência do problema, mas não planejam o pós-sinistro. Para se ter uma ideia, em nosso último estudo, constatamos que apenas 19% das empresas em todo o mundo contratam esse tipo de seguro e, se considerarmos somente o Brasil, menos de 1% delas adquirem esse produto", informa.
No entanto, Almeida explica que embora o cenário seja desconhecido para muitas companhias, com a crescente digitalização das relações comerciais é inevitável que os novos riscos associados ao vazamento de informação, hackers, vírus e espionagem eletrônica comecem a fazer parte da matriz de risco das empresas. "Risco cibernético está hoje entre os 10 riscos de maior preocupação dos executivos, de acordo com a pesquisa Global em Gerenciamento de Riscos 2015 da Aon, que entrevistou mais de 1.400 empresas de 60 países. No Brasil, por ser crescente a demanda por segurança de dados nas operações online, é muito importante entender o impacto que esses riscos trazem, e, atualmente, a pergunta não é mais se vai acontecer, mas quando irá ocorrer", comenta.
O Financial Lines Day é promovido pela Aon com o patrocínio da Seguradora JMalucelli. O evento também conta com o apoio da AIG Seguros Brasil, Allianz, Austral Seguradora, Banco Fator, BTG Pactual, Chubb Seguros, Fairfax Brasil Seguros Corporativos, Liberty Seguros, Pottencial Seguradora e Tokio Marine Seguros.