Tecnologias emergentes para a área de finanças

Tecnologias emergentes para a área de finanças

Listamos as principais tecnologias emergentes para organizações financeiras segundo a Gartner Inc. A empresa fez uma pesquisa e apontou que Cloud ERP, Advanced Data Analytics, Data Storage e RPA são os investimentos em tecnologia mais prováveis ​​para finanças corporativas até 2024.

O estudo feito com 167 organizações financeiras em novembro de 2020 mostrou uma intenção generalizada de investir em tecnologias emergentes nos próximos três anos. O planejamento de recursos empresariais (ERP) em nuvem foi a escolha preferida, de acordo com a pesquisa.

Segundo Dan Garvey, vice-presidente de prática de finanças da Gartner, essa preferência pelas tecnologias emergentes se deve ao fato de muitas organizações estarem tentando descobrir mais sobre a potência do cenário digital. “Tal como acontece com muitas funções de negócios, a COVID-19 acelerou o ritmo do investimento financeiro na transformação digital.”

Embora a transformação digital tenha sido uma grande prioridade para as organizações financeiras no passado, o ritmo da transformação mudou. “O investimento digital e a transformação não são mais coisas em que os CFOs podem ‘esperar para ver’ ou lançar pequenos investimentos. A hora é agora e os CFOs precisam agir rapidamente ”, disse o Sr. Garvey

Análise de dados avançada , armazenamento de dados e automação de processos robóticos (RPA) foram áreas prováveis ​​de investimento nos próximos três anos, enquanto inteligência artificial (IA) e blockchain foram respostas menos comuns (Veja na figura abaixo).

Imagem: Gartner

Análise das tecnologias para Finanças

Para Garvey, o ERP em nuvem está posicionado como a melhor escolha porque é uma tecnologia com benefícios claros para a área finaceira. Além de ser um recurso “em maturação”, ela oferece uma fuga dos sistemas ERP do passado que já estão saturados. “Análise avançada, armazenamento de dados e RPA também são tecnologias estabelecidas com casos de uso comprovados em finanças.”

Já a IA e blockchain, não estão tão bem estabelecidos e, para muitas organizações, representariam problemas maiores de implementação.  Além disso, é possível obter alguns benefícios potenciais da IA ​​sem investir diretamente. “Muitas ofertas de ERP em nuvem e análises avançadas estão oferecendo cada vez mais recursos integrados de IA, e isso resolve muitos desafios em torno da integração e experiência interna”, disse Garvey.

Blockchain também tem um grande potencial transformador, mas agora os casos de uso prontos para uso também são limitados e não se aplicam à maior parte do trabalho que a organização financeira realiza. O tamanho da empresa em receita está intimamente relacionado à sua propensão a investir em IA, Blockchain ou Internet das Coisas (IoT).

Publicado originalmente em HDBSystems.

Share This Post

Post Comment