Por Harold Schultz, Chief AI Officer da MakeOne
A jornada digital é muito importante para as empresas alcançarem o sucesso, saber identificar tendências e transformá-las em soluções é o caminho para as companhias crescerem cada vez mais. Com tantas tecnologias e soluções disponíveis no mercado atualmente, as empresas não podem seguir com qualquer tipo de serviço, é preciso implementar a tecnologia que mais se adere à realidade do negócio, além de implementá-la de maneira eficiente.
Uma integração funcional deve unir sistemas e dispositivos de ponta, softwares, redes, conectividade, análise segura de dados e uma boa interface, de modo que seja amplificada pelo poder da inteligência artificial. Todos estes pontos são essenciais para a empresa obter melhores resultados e se tornar referência na sua área. Por conta disso, é importante para o crescimento organizacional ter uma integradora que conta com parcerias estratégicas e soluções modernas.
Na minha opinião, existem três grupos de soluções integradas à inteligência artificial, que são indispensáveis para qualquer negócio que esteja se aprimorando e buscando desenvolvimento:
- A IA deve se tornar uma Camada de Infraestrutura para o desenvolvimento de soluções. Por exemplo, se a empresa possuir uma base de dados organizada plugada em uma inteligência artificial, que alimenta os sistemas da companhia, será possível avaliar a perfomance de um colaborador, já que por meio dessa infraestrutura o executivo tem acesso aos dados do profissional.
- Contar com soluções para comunicação unificada, principalmente em aplicações de voz sobre rede, integrando todas as camadas de chamadas por vídeo, apontamentos, gerenciamento de presença, reuniões e criptografia, se agregando ao conceito anytime, anywhere.
- As soluções voltadas para customer experience não podem ficar de fora, há um grande portfólio de aplicações direcionado para esta área. A experiência do cliente evoluiu bastante nos últimos anos, vindo da época do call center, que evoluiu para contact center, desde outras mídias, por exemplo, o WhatsApp Business, processo que é conhecido como omnicanalidade.
A inteligência artificial abre novas oportunidades, como aplicações de tecnologia conversacional, que podem ser integradas com soluções de bots, chatbots e voice bots. A ideia desta solução é que haja menos intervenção humana e mais experiência para o cliente, além de redução de custos.
Acompanhar a jornada do cliente e seu relacionamento com a empresa é fundamental para entender suas necessidades e expectativas. Se esses dados forem tratados com inteligência dentro de modernas técnicas de analytics, podem fornecer insights valiosos para os negócios. Portanto, entender os clientes e seus problemas é essencial para atingir resultados positivos e de destaque no mercado.
Uma empresa que tenta gastar energia em todos esses pontos, acaba não atingindo o seu potencial em nenhum deles. Dessa forma, a integração de serviços e parceiros é essencial, justamente, para fazer com que a companhia foque no seu negócio principal, enquanto a integradora desenvolve outros pontos de tecnologia, com aplicações, soluções e aprimoramento.