Sua empresa está ficando para trás?

*Por John Mancini

Em um mundo corporativo cheio de smartphones, tablets e acesso facilitado ao cloud computing, é difícil imaginar que as empresas não estão explorando as vantagens da mobilidade no seu espaço de trabalho ainda que esta seja a exata situação indicada pelas conclusões da recente pesquisa feita pela AIIM – Industry Watch.

No levantamento, 24% das empresas aparecem como possuidoras de mobilidade no processo de negócios e 30% estão completamente confiantes no processo baseado em papel. Entretanto, mesmo com a baixa adoção da mobilidade, a tecnologia promete ganhar mais 2/3 dos 445 respondentes da pesquisa que reconhecem as tecnologias de mobilidade como importante ou extremamente importante para impulsionar os processos de negócios.

A mobilidade que otimiza os processos de negócios promove o acesso e a frequência da informação dentro e fora da organização. Companhias que ignoram os desejos dos trabalhadores, consumidores ou parceiros e não possuem um engajamento com dispositivos móveis terão de pagar o preço por sua limitação. De outro lado, as empresas que abraçaram a mobilidade irão colher benefícios significativos. De acordo com 45% dos entrevistados, o uso do acesso à informação móvel, interação e processo de captura local pode melhorar a velocidade de resposta a clientes, fornecedores, cidadãos ou funcionários em três vezes ou mais.

O passo crucial para mover o conteúdo do papel para o PC enobrece o processo de eficiência e tem a grande vantagem adicional de fazer os processos de negócio aptos a mobilidade. Em 70% das organizações, o uso dos scanners e das tecnologias de captura incrementaram a velocidade de resposta dos consumidores, fornecedores, cidadãos e pessoal em 3 vezes ou mais. Outros 52% das organizações dizem que o pessoal administrativo poderia ser três vezes mais produtivo se no processo de workflow fosse usado a digitalização de formulários e documentos com automatização de data capture.

Então, por que mais organizações não são aderentes à mobilidade? Um dos grandes obstáculos na cabeça da maioria dos gestores da informação a considerar o desenvolvimento da mobilidade e do cloud é a segurança e a potencial perda de dados. O primeiro passo para a remoção desses obstáculos é a governança.

A boa governança significa colocar políticas nos lugares certos, dado os ganhos potenciais de produtividade e tempo de resposta aos clientes. Isso se aplica também  aos processos.

As organizações precisam pensar nos processos não em termos de papel, mas em termos móveis, incluindo os impactos positivos sobre os trabalhadores que se deslocam para um fluxo de trabalho mais produtivo e dinâmico. Os profissionais da informação precisam questionar o uso de papel em qualquer processo, entender como o conteúdo é produzido e consumido em dispositivos móveis, e compreender a captura de informações em movimento o mais próximo do ponto de origem possível.

Apenas movendo o conteúdo do papel para o PC e para dispositivos móveis no mundo corporativo é que esse conteúdo pode se tornar parte da revolução móvel

 

Share This Post

Post Comment