Soluções tecnológicas para gestão de contratos e documentos têm forte influência sobre o impacto ambiental das empresas

Soluções tecnológicas para gestão de contratos e documentos têm forte influência sobre o impacto ambiental das empresas

Os prejuízos financeiros causados pelo aquecimento global são objeto de cada vez mais atenção do mundo corporativo. De acordo com um estudo da Deloitte, mais de 80% dos executivos afirmaram que as mudanças climáticas são um desafio estratégico para os negócios.

A cada uma hora, 4 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) são emitidas e 1.200 hectares de florestas são derrubados. Por isso, não é surpresa que as expectativas da sociedade em relação ao engajamento das empresas no enfrentamento desses problemas ambientais só tendam a crescer. As organizações já estão sendo chamadas a estabelecer políticas ESG, comunicando seus compromissos aos clientes, funcionários, investidores, parceiros e fornecedores.

É nesse contexto que empresas como o netLex, startup pioneira que oferece um software para CLM — Contract Lifecycle Management — , têm sido contratadas por organizações de todos os portes, incluindo Ambev, Ipiranga, Raízen, Arcelormittal, Andrade Gutierrez e Localiza. Essa nova abordagem de mercado não está restrita ao Brasil. Como aponta um estudo internacional da World CC, 61% das organizações têm um orçamento destinado à tecnologia de contratos, o que indica uma adoção cada vez maior de plataformas de CLM ao longo dos anos. Aliar tecnologia às melhores práticas de gestão de contratos pode ter um papel extremamente importante no cumprimento das metas ambientais dessas corporações.

Redução no uso de papel


As plataformas de CLM possibilitam uma gestão de documentos 100% digital em um ambiente unificado. Assim, uma das contribuições ambientais mais óbvias dessa tecnologia é a redução no uso de papel. Com os contratos completamente automatizados, armazenados em nuvem, uma quantidade considerável de impressões é economizada. Consequentemente, milhares de árvores, galões de água e outros recursos ficam a salvo. Além disso, o volume de lixo diminui drasticamente.

Gerenciamento de políticas ambientais


A plataforma de CLM também pode ser uma grande aliada para garantir a adoção de políticas mais sustentáveis na cadeia de fornecedores, pois viabiliza o preenchimento, análise e armazenamento eficaz de todos os formulários de due diligence. Para mais, é possível registrar e extrair métricas e resultados, simplificando o cumprimento dos deveres de disclosure para investidores, diretores e a sociedade em geral em relação às políticas e impactos ambientais dos negócios.

Share This Post

Post Comment