Instituição de ensino adota solução gratuita da Microsoft

O Lycée Molière, escola francesa bilingue da cidade do Rio de Janeiro, escolheu a solução Microsoft Live@edu com o objetivo de fornecer aos seus professores comunicação e colaboração  com economia de tempo e dinheiro. A instituição possui cerca de 800 alunos e 100 funcionários, todos eles com acesso a computadores, seja nos escritórios, nas salas dos professores ou nos laboratórios de informática espalhados pela instituição. A tecnologia está presente, também, em grande parte da comunicação com os pais dos alunos, que é feita via email e, por essa razão, era fundamental contar com uma tecnologia que funcionasse perfeitamente.

Segundo o coordenador de informática da escola, Jean Pierre Caffé, isso não estava ocorrendo anteriormente e havia diversas reclamações de pais de alunos que não recebiam as comunicações. Ao tentar solucionar a questão, Caffé se deparou com a notícia de que precisaria contratar a versão paga de sua solução Google para ter direito ao devido suporte, uma vez que utilizava a versão gratuita do serviço de mensageria.

Resolveu, então, buscar uma alternativa que atendesse sua demanda por alta qualidade, ausência de custo e direito a suporte técnico. “Recorremos ao nosso parceiro de TI, a Lógica Informática, para nos ajudar nessa busca e optamos pela solução Live@edu da Microsoft, que atendia a todas as nossas necessidades”, afirma Caffé. E complementa, “desde que adotamos a Microsoft, nunca mais tivemos falhas na troca de mensagens com os pais dos alunos. Além disso, agora temos acesso a relatórios completos de entrega dos emails e caso algum não seja entregue, o que até hoje não ocorreu, nós ficaremos sabendo”.

Conforme explica a diretora de negócios da Lógica, Simone Pereira, “antes, caso houvesse alguma indisponibilidade ou incompatibilidade dos sistemas o email se perdia, o destinatário não o recebia e o cliente não era notificado a respeito”. A transição para o Live@edu foi feita em poucos dias e a migração ocorreu sem interrupção da operação.

Por meio do Live@edu a insitutição passou a ter acesso a diversas ferramentas de comunicação on-line e e-mail gratuito. Ele inclui acesso a Office Web Applications incorporados na mesma interface do Office usada por mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. “Além disso, fornece experiências de colaboração e, enquanto os alunos estão se comunicando com colegas, escrevendo trabalhos, analisando dados e preparando apresentações, eles estão se tornando proficientes nas ferramentas que lhes darão a vantagem competitiva quando entrarem no mercado de trabalho”, afirma Eduardo Campos, gerente da divisão Office da Microsoft Brasil.

Tamanho foi o sucesso da adoção do Live@edu que o Lycée Molière decidiu  implementar outras soluções Microsoft. O Microsoft Forefront Client Security que já gerenciava as máquinas da entidade será agora atualizado para a versão mais recente. A escola prevê também a implementação de uma solução de virtualização da Microsoft para que a imensa gama de softwares pedagógicos que utiliza não precise ser instalada manualmente em cada computador.

O Live@edu tem sido adotado amplamente por instituições de ensino em todo o mundo. Recentemente, a Microsoft fechou seu maior contrato de computação em nuvem com uma instituição indiana, a All India Council for Technical Education (AICTE). A companhia fornecerá o Live@edu a mais de sete milhões de estudantes e meio milhão de professores por meio de um acordo com o Conselho Pan-Indiano de Educação Técnica. O serviço, que a Microsoft providenciará gratuitamente como parte de sua iniciativa educacional, inclui e-mail, aplicações do Office Web, um sistema de mensagens instantâneas e armazenamento de dados. Para usuários, a computação em nuvem é simples e barata, já que o modelo elimina a necessidade de gastar tempo e dinheiro instalando softwares e administrando servidores.

 

Share This Post

Post Comment