Tendência mundial apontada pelo Gartner Group, com previsão de investimentos global de US$ 2,8 bilhões até 2016, o Gamification é um dos investimentos da Spring Mobile Solutions como feature diferencial em suas aplicações móveis para a indústria de bens de consumo.
O conceito de Gamification está relacionado ao oferecimento de recompensas aos funcionários que realizarem atividades pré-determinadas, de acordo com a estratégia da companhia. A prática envolve a definição de tarefas prioritárias, a criação de regras, a aplicação de sistemas de monitoramento e pontuação.
Para as empresas de bens de consumo com equipes de representantes em campo, o conceito está associado ao uso de aplicações móveis para a automação da força de vendas e execução de varejo na loja. “Ao convencer esses representantes a priorizem atividades estratégicas, os resultados melhoram rapidamente”, ressalta Nélio Souza, diretor de soluções de mercado da Spring Mobile Solutions.
Um vendedor em campo que utiliza aplicação móvel com o benefício do Gamification pode, por exemplo, marcar pontos de acordo com seu desempenho e acompanhar sua performance direto do dispositivo móvel, de forma a comparar resultados, ganhar prêmios por conquistas específicas, concluir tarefas e, até mesmo, apoiar os colegas de trabalho, para alcançar os objetivos da equipe como um todo. Para o gestor, é possível identificar, em seu painel via web, o desempenho de cada profissional.
“O conceito do Gamification tem contribuído para manter o dia a dia corporativo mais divertido. Com essa abordagem, é possível diminuir em até 50% o turnover dos funcionários e aumentar o engajamento deles, trazendo-os para mais perto da empresa”, explica Souza.
Ainda de acordo com o executivo, a recomendação é que Gamification seja absorvida por empresas que já tenham processos de negócios estabelecidos e maduros há pelo menos seis meses. Ou seja, quando toda a cadeia produtiva estiver mapeada e suas métricas, identificadas e definidas. “Quando a empresa já tem estruturados seus objetivos e o plano de negócios, bem como sua rede de infraestrutura, os resultados são mais assertivos e eficazes”, reforça Souza.
Todas as aplicações móveis oferecidas Spring têm o benefício do Gamification. Cabe ao cliente decidir ativá-lo nos dispositivos de seus representantes.