Automação consolida-se como fator crucial para redução de custos e eficiência operacional na logística

Automação consolida-se como fator crucial para redução de custos e eficiência operacional na logística

De acordo com a pesquisa da Dom Cabral, no transporte, a automação de serviços com o auxílio de softwares, como roteirizadores e TMS, pode diminuir significativamente os gastos que, hoje, giram em torno de 63,5% de todo o custo logístico. Somente no frete dos negócios, um levantamento da DATAFRETE apontou que a automação pode garantir uma redução de 30% da conta.
 

Com o avanço aprimorado dos sistemas tecnológicos na indústria logística, a capacidade operacional e a redução de custos estão se tornando realidade para muitas empresas, emergindo como ponto fundamental para produtividade e sustentabilidade no segmento. Estudo realizado pela McKinsey & Company, Inteligências Artificiais (IA’s) que impulsionam a automação dentro do setor logístico podem minimizar em 10% os gastos somente com a mão de obra.
 

Para Murilo Namura, Head Of Sales da Área de Equipamentos da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes, tais inovações permitem uma execução mais precisa e ágil das tarefas: “A automação está se consolidando como uma especialização essencial para aprimorar a eficiência em toda a cadeia de suprimentos. Ao integrar sistemas automatizados, as empresas podem acelerar o tempo de processamento, melhorar a precisão e, consequentemente, reduzir custos operacionais”.
 

Segundo o Head, a automação desempenha um papel fundamental nesse cenário, com a utilização de robôs independentes para entrega de estoque e transporte dentro dos armazéns, resultando em ciclos de trabalho mais eficazes e seguros. A aplicação de inteligência artificial para otimizar o planejamento de rotas e a gestão de estoques, evitando desperdícios e atrasos, bem como o uso de processos de pesagem e cubagem automáticos e sorters e desviadores nas atividades também tornam-se de suma importância.
 

O tamanho do mercado de automação logística é estimado em US$ 75,24 bilhões em 2024, e deverá atingir US$ 120,63 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 9,90% durante o período de 2024 a 2029, que aponta o Relatório de Mercado de Software de Automação Logística.
 

“A pandemia global evidenciou ainda mais a importância da automação na logística, na medida em que as empresas buscavam minimizar os riscos das interrupções nas cadeias de suprimento. À medida que a automação continua a evoluir, espera-se que mais empresas invistam nessas tecnologias para aprimorar seus processos e reduzir custos. Os benefícios vão além das despesas, sendo relevantes para um setor mais resiliente e sustentável”, finaliza Murilo.

Share This Post

Post Comment