Symantec apresenta os Desafios da Adoção de Segurança em TI pelo Mercado Financeiro

Segurança e disponibilidade para o mercado de finanças são os desafios que a Symantec endereçará durante o CIAB 2013. Soluções para redução de fraudes em meios eletrônicos, proteção de dados confidenciais com eficiência, cumprimento das regulamentações de conformidade e redução dos custos operacionais, estão entre os conceitos abordados pela companhia no evento.

 O mais recente estudo da Symantec revelou que as empresas brasileiras perderam, em média, R$ 2,64 milhões em incidentes com violações de dados no ano passado. Além do custo financeiro, 39 por cento do custo total do vazamento de dados é refletido em perda de negócios. O setor financeiro tem o segundo custo per capita entre as empresas brasileiras, R$ 151 por registro comprometido. Essas violações contribuem para a maior rotatividade de clientes, que atingiu 5,1 por cento, o maior índice entre os setores analisados. Tais resultados estão no Relatório 2013 sobre o Custo do Vazamento de Dados que, em função da relevância para o setor financeiro, será outro destaque da Symantec no CIAB.

“Setores altamente regulados, como o financeiro, foram identificados na pesquisa sobre o Custo do Vazamento de Dados com despesas decorrentes de violações 70 por cento maiores do que outros segmentos. A chave para reduzir sensivelmente custos, assim como manter a corporação em conformidade com o mercado é uma estratégia bem orquestrada de implementação de segurança e disponibilidade combinada com o treinamento dos funcionários sobre como lidar com informações confidenciais”, afirma Márcia Nakahara, Diretora da Vendas em Symantec no Brasil.

 

Soluções  Symantec no CIAB 2013:

 

A Symantec ajuda as empresas do setor financeiro no Brasil e em todo o mundo a resolver os desafios da proteção dos dados confidenciais em qualquer ambiente. Seguem algumas das tecnologias que a companhia apresentará no CIAB 2013:

 

Segurança

 

Conformidade de TI para o mercado financeiro: Seguindo as regulamentações internas e externas e diminuindo a exposição legal e técnica da instituição financeira, o negócio e suas transações têm uma maior confiabilidade e aumentam seu valor e rentabilidade. 

Desafios: resposta rápida e entrega de evidências em processos de auditoria; dependências e implicações entre os vários eventos de segurança; inteligência para gestão de incidentes de segurança e conformidade TI.

 

Reduzindo a fraude no mundo eletrônico: Um ambiente onde as perdas por fraudes sejam reduzidas aumenta a confiança do cliente na utilização do canal, que representa alta eficiência operacional dado o baixo custo por transação. 

Desafios: garantir transações seguras e autenticidade do site; integração de autenticação e login entre vários sistemas e plataformas; mecanismos de autenticação forte.

 

 

ATM Seguro: Um ATM Seguro preserva os dados de negócios contra ataques físicos ou lógicos garantindo a segurança e a integridade das transações e aumentando a eficiência operacional por menor custo de manutenção. 

Desafios: maior eficiência operacional na gestão de segurança lógica; combate à evasão de dados sensíveis, alterações de arquivos e acessos não autorizados ao sistema; segurança na comunicação entre ATM e servidores.

 

Inspetoria e guarda de informações: Uma instituição financeira deve ter a habilidade de responder rapidamente às demandas legais e de conformidade guardando dados relevantes para estas demandas e tendo a habilidade de realizar pesquisas sofisticadas. 

Desafios: Buscar dados que possam produzir evidências de uma forma rápida
e automatizada para demandas legais e trabalhistas; automatizar o arquivamento e retenção de forma eficiente; proteção contra roubo de informações, uso inadequado ou espionagem.

 

Proteção de dados confidenciais de clientes financeiros:O ambiente de TI de uma instituição financeira deve ter a capacidade de guardar adequadamente os dados de negócios e preservar as identidades dos seus clientes garantindo assim a confiabilidade e a baixa exposição ao risco e uma maior eficiência nos processos de auditoria e conformidade. 

Desafios: reduzir a exposição legal e as penalidades decorrentes da exposição de dados confidenciais de clientes; aderência a regulamentações PCI.

 

Mobilidade, agilidade de forma segura: Um ambiente que permita levar de modo seguro as aplicações de negócios para perto do cliente garante a integridade e a segurança do seu tráfego com o baixo custo e alta eficiência operacional que este tipo de solução proporciona. 

Desafios: BYOD; gerenciamento e segurança dos dispositivos móveis e suas aplicações; fornecer e controlar informações sensíveis nos aparelhos móveis; fornecer e-mail para dispositivos móveis de forma segura.

 

 

Disponibilidade

 

Otimização e redução de custos para proteção de dados: Instituições financeiras possuem uma quantidade de dados crescente e dispostas em vários departamentos. Manter estes dados seguros de uma forma otimizada e com economia faz parte da estratégia de TI, contribuindo para a proteção dos dados de negócios e aumento da eficiência operacional. 

Desafios: proteção completa de ambientes financeiros, multiplataforma; proteção com economia e alta performance; alta redundância em proteção de dados.

 

Eficiência e melhoria no plano de continuidade de negócios: A estrutura de TI é parte fundamental no apoio às áreas de negócio das instituições financeiras. Manter esta estrutura funcionando com eficiência, colabora de forma significativa para o plano de continuidade do negócio. 

Desafios: tratar distintos níveis de criticidade de aplicações; manter disponível aplicações multiplataforma e multicamada; gerenciar e reportar utilização do ambiente.

 

 

Reduzindo risco operacional: A infraestrutura de TI é componente chave do risco operacional a que está exposta a empresa. Reduzi-lo de forma eficiente e com economia significa ter um negócio mais rentável e saudável do ponto de vista de exposição e conformidade. 

Desafios: estar em conformidade com a regulamentação; garantir ambiente de contingência; coordenar e recuperar falhas em aplicações multicamadas.

 

 

Disponibilidade do negócio através da virtualização: Ambientes virtualizados representam uma realidade na TI das empresas do setor financeiro. Consolidam e ajudam na racionalização e economia de recursos. Manter as aplicações críticas de negócio disponíveis nestes ambientes virtualizados significa manter o negócio disponível. 

Desafios: aumentar a disponibilidade de ambientes virtualizados

Share This Post

Post Comment