Indra amplia o sistema para melhorar mobilidade e transporte público em Santiago

A Indra, uma das companhias líderes em soluções inteligentes para a gestão de tráfego e transporte urbano, assinou com a empresas-de-tecnologiaTransantiago, sistema integrado de transporte público da capital do Chile, um contrato no valor de 2,8 milhões de euros para ampliar a solução de supervisão e identificação dos veículos que circulam pelas vias destinadas exclusivamente aos ônibus, permitindo melhorar o serviço e a mobilidade do transporte público na cidade.

Composta por um sistema de gravação, gestão e análise de imagens de vídeo, detecção de placas, aplicativos de comparação de listas e emissão de multas, a solução da Indra permite efetuar a leitura das placas dos automóveis e compará-las com um banco de dados de veículos autorizados a trafegar nas vias exclusivas. Quando um veículo não for autorizado, o sistema realiza o acompanhamento para verificar se está circulando pela necessidade de acessar outra rua ou somente trafega por elas por não haver trânsito, infração passível de multa aos motoristas.

A tecnologia será expandida para 106 novos pontos da cidade, que serão somados aos 41 da fase anterior, já permitiu aumentar a velocidade do tráfego dos ônibus nas vias envolvidas em 30 %. O novo contrato inclui 106 câmeras panorâmicas e 134 câmeras para detecção de placas, que transmitem o contexto da infração ao Centro Estratégico de Fiscalização para que possa ser verificada manualmente.

A ampliação deste sistema a novas vias permitirá que o Transantiago continue reduzindo o tempo de viagem no transporte público da cidade, tornando mais eficiente a gestão deste serviço e melhorando a qualidade de vida dos milhões de usuários que utilizam diariamente o transporte público em Santiago.

Curitiba na vanguarda em sistemas de mobilidade urbana

Com projetos em países como Reino Unido, E.U.A., México e China, a Indra é reconhecida como uma das principais companhias do mundo no desenvolvimento e implantação de tecnologia inteligente para a gestão de tráfego e transporte público urbano, e tem em Curitiba seu maior projeto do setor no Brasil. Com a solução de tráfego urbano aliada a Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) e um sistema de ajuda à exploração (SAE), a capital paranaense utiliza tecnologiaIndra para a gestão inteligente da frota de 2.500 ônibus públicos da cidade.

A operação de Curitiba, concluída em 2013, conta com Sistemas Inteligentes de Transporte como painéis de mensagem variável para informar os condutores, detectores de tráfego, sistema de vídeo vigilância (baseado no circuito fechado de televisão-CCTV) e de vídeo detecção integrados ao sistema de gestão de transporte urbano, melhorando a mobilidade em tempo real ao permitir gerar planos de tráfego dinâmicos, que vão mudando em função das condições do tráfego. Igualmente, será possível antecipar situações de congestionamento e estabelecer planos alternativos, ao contar também com um modelo de micro simulação mediante algoritmos preditivos.

Cidades como Londres, Madri, Dublin, Medellín, e Manila, entre outras, também confiaram nas soluções da Indra para melhorar sua mobilidade urbana. Esta tecnologia permite com que as cidades alcancem uma mobilidade mais segura, eficiente e sustentável, contribuindo para reduzir os congestionamentos e os custos que eles representam, minimizando as emissões de poluentes e ampliando o uso do transporte público e serviços de transporte urbano integrado (intermodal). Além disso, a smart mobility é um importante passo para chegar ao modelo da cidade inteligente ou smart city.

Share This Post

Post Comment