O SAS, líder de mercado em Analytics, participará do CIAB Febraban 2016 – o maior evento de tecnologia para o mercado
financeiro da América Latina, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).
Na ocasião, o SAS participará do painel ‘A Era do Analytics’, na terça (21), às 14h30, no auditório G3. O gerente de Negócios de Data Management do SAS América Latina, Rodrigo Africani, abordará o tema ‘Governança de dados na era do Big Data’, mostrando como gerir o maior ativo das empresas com qualidade e novas possibilidade de exploração de dados em Hadoop.
O SAS também apresentará lançamentos inovadores para o setor financeiro, com as soluções SAS CI360 e SAS Viya, ambas desenvolvidas para aplicação em cloud e lançadas em maio deste ano durante o SAS Global Forum 2016. Além das novidades, o SAS também apresentará tecnologias para as áreas de Risco, Fraude e Data Management.
SAS CI360 integra canais tradicionais e digitais
O SAS Customer Intelligence 360 é um hub de marketing digital, capaz de combinar dados gerados em todos os canais das empresas (omnichannel), interligando os pontos de contato tradicionais e digitais para a tomada de decisões mais assertivas. A tecnologia oferece uma visão 360º do comportamento de cada consumidor nos canais das empresas.
Inicialmente, a solução incluirá dois módulos centrais. O SAS 360 Discover entrega relatórios e insights baseados em dados comportamentais dos clientes em ambientes web e mobile. O SAS 360 Engage permite aos usuários criar, orquestrar e otimizar as jornadas digitais do consumidor. Por ser desenvolvida para cloud, a solução poderá agregar novos módulos a qualquer momento, oferecidos como um Software-as-a-Service (SaaS).
De acordo com Fernanda Benhami, gerente de Customer Intelligence do SAS América Latina, o maior diferencial da solução está justamente em trabalhar com os canais tradicionais e digitais em uma única plataforma. “Um dos grandes desafios do setor financeiro está em unificar todos os canais de interação com os clientes e utilizar a inteligência analítica para oferecer soluções específicas, independente se for pelo balcão de atendimento, pelo caixa eletrônico, e-mail ou digital banking”, afirma ela.
Demonstrações do CI360 serão apresentadas no estande do SAS durante o evento, especificamente sobre os recursos de geo-fence, mostrando a interação inteligente com os clientes de acordo com a geolocalização de cada cliente, com ofertas personalizadas de produtos e serviços.
SAS lança arquitetura em cloud Viya
O SAS Viya é uma arquitetura em cloud de alta performance para análise e visualização de dados. A tecnologia foi desenvolvida para atender a todas as necessidades de analytics e oferece aos usuários e cientistas de dados uma suíte completa para vencer os desafios de Big Data, com uma plataforma unificada, aberta, simples e poderosa.
Todas as ofertas iniciais terão interfaces self-service, de fácil visualização, bem como interfaces de programação interativa. Elas ainda estão restritas para alguns clientes previamente selecionados, e serão disponibilizadas ao mercado no terceiro trimestre de 2016. A versão de 2016 incluirá: SAS Visual Investigator; SAS Visual Statistics; SAS Visual Analytics; SAS Visual Data Mining e Learning Machine.
IFRS-9 impõe desafios ao setor financeiro
Outro tema de destaque no evento será a nova regulamentação IFRS-9, ou International Financial Reporting Standards 9, que entrará em vigor apenas em 2018, mas já impulsiona mudanças no setor financeiro. “A nova regulamentação modifica o modo como a perda de crédito é reconhecida. Atualmente, as imparidades são baseadas em perdas incorridas, modelo que será substituído por expectativas futuras, ou Perdas Esperadas de Crédito (ECL)”, afirma Renato Fiorini, gerente de Risco do SAS América Latina.
Com a mudança, os bancos precisarão aumentar significativamente o número e a frequência dos cálculos de imparidade a serem realizados, assim como a quantidade de informações que devem ser recolhidos com essa finalidade. No intuito de auxiliar o mercado na transição, o SAS desenvolveu um White Paper com informações úteis, recomendações e as melhores abordagens tecnológicas para fazer a adequação operacional, minimizando os esforços empregados.