Ferramenta da IBM faz análise de postagens do Twitter

A IBM Brasil usará sua expertise em big data e analytics para fazer a análise das postagens do Twitter produzidas pelos torcedores sobre os jogos da seleção na Copa das Confederações. O objetivo é consolidar insights de milhões de brasileiros e disponibilizá-los para acesso do técnico da seleção. Sendo assim, todos os torcedores que quiserem fazer parte da equipe brasileira de futebol poderão ser treinadores auxiliares, fazendo sua opinião ser ouvida e, quem sabe, seguida pela direção do time. 

A tecnologia que “escuta” a opinião dos torcedores através do Twitter foi desenhada pela equipe brasileira do laboratório de pesquisas da IBM Brasil e analisará com acuracidade todos os tuítes escritos em português (dentro e fora do Brasil), selecionando os que estiverem relacionados aos jogos do Brasil no campeonato e determinando qual o sentimento, positivo ou negativo, associado a cada um deles. A partir daí, serão geradas estatísticas e gráficos que ilustrarão os comentários sobre os temas mais discutidos no Twitter, como performance individual dos jogadores, desempenho da equipe, da comissão técnica e do árbitro antes, durante e após os jogos.

O resultado dessa análise será divulgado através de um aplicativo chamado Ei!, desenvolvido pela IBM especialmente para esse projeto, que poderá ser acessado através de um login e senha exclusivamente pelo técnico do Brasil, caso ele queira. “Reunimos Twitter e futebol, paixões que fazem parte da vida dos brasileiros, para mostrar como a explosão de dados pode ser valiosa para ajudar líderes a tomarem as melhores decisões. Conseguiremos analisar um grande volume de informações sobre a seleção com eficiência, assertividade e, praticamente, em tempo real. Basta tuitar para que todo brasileiro fanático por futebol possa ser ouvido por quem realmente interessa: o nosso técnico”, explica Claudio Pinhanez, gerente do Laboratório de Pesquisas com foco em Sistemas de Serviços da IBM Brasil.

Segundo Claudio, serão analisados até 5 milhões de tuítes por jogo. “Só para dar uma dimensão, a final do Campeonato Paulista, entre Santos e Corinthians, gerou quase 500 mil tuites ao longo de três horas”, compara o pesquisador. Nos dias dos jogos, os resultados desta análise de sentimentos dos tuítes dos torcedores poderão ser vistos durante a transmissão da Band, parceira da IBM nesta ação. “A tecnologia desenvolvida para o projeto Ei! possibilita, pela primeira vez no país, a análise de sentimentos em português de forma completamente automática de grande volume de tuítes, e pavimenta o caminho tecnológico para a utilização efetiva de análise de sentimentos por empresas que atuam no mercado brasileiro”, comenta Claudio.

 

Como funciona a tecnologia

 

Algoritmos foram criados pelo time do laboratório de pesquisas da IBM para identificar, filtrar e analisar todos os comentários em português do Twitter direcionados à seleção – antes, durante e após as partidas – gerando análises que podem direcionar as decisões do técnico durante os jogos. Entre as opiniões que poderão ser identificadas, através de palavras-chave selecionadas independente de hashtags, estão: escalação do time, mudanças que devem ser feitas durante o intervalo, táticas que devem ser exploradas e a perspectiva dos brasileiros após o jogo com relação à performance do time, de cada jogador e do técnico. “Em outras palavras, o Ei! transformará 194 milhões de brasileiros em treinadores auxiliares. É uma forma de integrar, de maneira efetiva, todos os torcedores com o seu time de coração, fazendo-os participar de todas as ações”, diz Claudio.

O Ei! está hospedado na plataforma de cloud pública da IBM, o SmartCloud Enterprise (SCE). Além de compartilhar a plataforma computacional com outras aplicações, diminuindo custos, a flexibilidade oferecida pela SCE permite facilmente alocar maior poder computacional para o processamento das informações conforme o volume de tuítes. “Para a análise de mídias sociais, cujo volume tende a oscilar muito ao longo do tempo, a utilização de cloud é fundamental”, finaliza o pesquisador.

 

Big Data X Análise de Sentimentos

 

A explosão de dados nas redes sociais tem se tornado uma verdadeira mina de ouro para as empresas. Consumidores se tornaram influentes formadores de opinião, compartilhando publicamente, entre centenas de amigos e milhares de usuários, seus pensamentos com relação a eventos, produtos e serviços. Para explorar estes dados valiosos, empresas têm usado a análise de sentimentos para compreender a preferência de seus clientes, tendências e reconhecimento da sua marca perante o mercado.

Com a associação da análise de dados e tecnologias de processamento de linguagem, a IBM desenvolveu o Índice de Sentimento Social, capaz de criar, em tempo real, insights instantâneos sobre a opinião pública. A solução avalia tudo o que está sendo falado na web, conseguindo expressar o sentimento das pessoas sobre determinado tema. Com esta tecnologia, empresas são capazes de entender opiniões coletivas e usá-las em prol do seu negócio.

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