Com objetivo de operar seus sistemas complexos de Tecnologia da Informação com mais segurança, disponibilidade, velocidade e sustentabilidade, as três companhias da Johnson & Johnson na América Latina (Consumo, Medical e Janssen) fecharam contrato com a Aceco TI - líder na América Latina em projetos, implantação e manutenção de Data Centers e Centros Integrados de Comando e Controle - para o projeto e construção de Data Center, em meados de 2014. Como resultado, em março de 2015, a Aceco TI entregou a maior infraestrutura Modular Outdoor da região para suporte dos sistemas da Johnson & Johnson em toda a América Latina.
De acordo com Lourenço Miranda, diretor sênior de Infraestrutura América Latina da Johnson & Johnson, o objetivo do projeto foi aumentar a segurança, tornar o acesso mais ágil e disponível aos usuários, e preparar o terreno para o crescimento dos sistemas de TI e manufatura no País. “Para nós, o Data Center representa o quanto priorizamos o conceito de Inovação em nossa Companhia não somente na área de TI, mas também no que diz respeito à sustentabilidade, já que este é um projeto com especificações de computação verde”.
Hélio Takashi, gerente sênior de Tecnologia de Informação da Johnson & Johnson, ainda completa: “Construímos um data center moderno em um edifício exclusivo em São José dos Campos, dedicado a prestar com ainda mais excelência serviços para as demandas das operações da companhia no Brasil e outros países da América Latina”.
Com 237 m² de área construída e já em operação, o novo Data Center é fruto de um projeto grandioso e complexo, construído adequado às criteriosas normas exigidas tanto pelo segmento, quanto pelo cliente. Com isso, a infraestrutura oferece também diferenciais para o negócio da empresa:
• Armazenamento: Tem capacidade para armazenar dados das três companhias da Johnson & Johnson na América Latina – Consumo, Medical e Janssen e conta com 130 Terabytes para o armazenamento de aplicações e 170 Terabytes para o armazenamento de dados de usuário. A capacidade atual é de 200 servidores e será possível quintuplicar essa capacidade.
• Segurança: o monitoramento 24 horas/dia, sistemas de backup, rigoroso controle de acesso, paredes anti-fogo e proteção contra fumaça, água, gás corrosivo e poeira formam uma solução blindada que garante a integridade e a confidencialidade dos dados.
• Alta Disponibilidade: apresenta toda a infraestrutura redundante. Sendo assim, mesmo havendo falha na rede elétrica, um gerador de energia elétrica ou servidor, os sistemas continuarão operando.
• Sustentabilidade: o sistema de energia elétrica redundante é representado por equipamentos que recebem energia de duas fontes diferentes simultaneamente, o que impede a interrupção do serviço, em caso de falhas e manutenções. Além disso, atende as especificações de ‘TI verde’, que garantem o menor consumo de energia: lâmpadas LED, condicionamento de ar de precisão, isolamento térmico nas paredes, isolamento do ar quente dos equipamentos, geradores à diesel com redução de poluente e Nobreaks/UPS de alta eficiência.
O contrato de planejamento, projeto e construção do Data Center é o primeiro firmado entre as empresas.