*Por Isabela Iori
A Epson do Brasil anunciou a sua entrada no mercado de outsourcing de impressão. A subsidiária brasileira traz o lançamento de uma nova linha de produtos, chamada Epson Workforce Pro. O Diretor de Negócios da companhia, Ewerson Munhoz Reis Matos conta que a entrada da empresa nos negócios de outsourcing faz parte de um plano estratégico para impulsionar a companhia no mercado B2B.
“A Epson lançou há uns três meses um plano estratégico para os próximos 10 anos, onde ficou claro o nosso interesse no mercado B2B. No Brasil, a empresa está distribuída em torno de 80% B2C e 20% B2B. Em 10 anos, prevemos que o mercado B2B represente aproximadamente 40%. Temos a intenção de fazer essa migração, não com a ideia de diminuir a atuação no mercado B2C, mas sim alavancar os negócios no B2B”.
A nova linha de produtos Epson Workforce Pro possui um sistema RIPS (Reapleaceble Ink Pack System), que utiliza bolsas de tinta de alta rentabilidade, com tecnologia de ponta que oferece menor custo de impressão por página e menor necessidade de manutenção. Uma das inovações do produto é a tecnologia Precision Core, que deposita gotas de forma precisa e rápida, onde cada elemento é apto a disparar 50.000 vezes por segundo.
Segundo o Diretor, “o mercado de outsourcing é essencial para a estratégia da Epson alavancar o mercado B2B. Com o Precision Core, a companhia oferece um diferencial em termos de proposta de valor para este mercado”. Os negócios de outsourcing da Epson reduz agressivamente o descarte de materiais e consome 80% menos energia, gerando menor impacto ambiental.
A estratégia Epson
Atualmente, a Epson foca em uma nova proposta de oferta de produtos, que visa à experiência do cliente. Com a linha WorkForce Pro, a empresa proporciona uma solução que atende as necessidades do mercado atual com agilidade e menor custo.
Matos acredita que com o diferencial dos produtos da companhia, será possível ampliar a proporção atual para o mercado de outsourcing de impressões coloridas, tornando-a mais acessível aos consumidores.
“Hoje, o mercado brasileiro de outsourcing de impressão é dividido 90% mono e 10% colorido. Aqui no Brasil, só imprime colorido quem realmente precisa, por conta do custo elevado. A expectativa é reduzir em torno de 50% o valor operacional da impressão colorida, e, em quatro anos, fazer com que o mercado brasileiro aumente de 10% para 20% a impressão em cor”.
O outsourcing será feito pelos 15 canais especializados da Epson, integrando VADs (value-added distributor), VARs (Value-added reseller) e distribuidores de TI especializados em outsourcing. Os modelos Ecotank já estão à venda e os WorkForce Pro estarão disponíveis a partir deste mês de Junho. Eles serão distribuídos para todos os segmentos e mercado, com a intenção de ingressar no mercado corporativo em geral, atendendo as empresas de todos os portes, com tecnologias diferentes para cada necessidade.
“A área de saúde é um segmento que tem uma boa aderência à cor e demanda equipamentos especiais com impressão de maior qualidade, por exemplo. Não estamos filtrando nenhum segmento, mas por conta da cor, temos mais aderência em algumas áreas”, finaliza.