Já faz tempo que a tarefa de análise de dados não é mais exclusividade da equipe de TI e de analistas especializados. Há um processo disruptivo em relação à análise de dados e a toda área de business intelligence, uma vez que os dados estão agora ao alcance de todos os funcionários, que dispõem de soluções de autoatendimento para sua visualização. Porém, conforme as análises migram da TI para as linhas de negócios, as empresas enfrentam um novo e difícil desafio: como garantir que cada usuário acesse os dados certos.
Fornecedor mundial de soluções de gerenciamento de dados, a Informatica possibilita que as organizações tirem o máximo proveito dessa tendência, capacitando um sofisticado serviço de autoatendimento para a análise de dados de todos os tipos, volumes e complexidades e de dados hospedados na nuvem e nas instalações, ainda assim garantindo que os dados sejam completos, limpos, relevantes, adequados e confiáveis.
De acordo com a Gartner, Inc., “Até 2018, a maioria dos analistas e usuários de negócioss das organizações terá acesso a ferramentas de autoatendimento para preparar os dados para análise, como parte da mudança para a implantação de modernas plataformas de BI.”1Grande parte dessa mudança se deve à crescente popularidade de soluções analíticas na nuvem. E a maioria dos ambientes de dados que dão suporte à análise continuarão sendo híbridos, com dados na nuvem e nas instalações. As tradicionais soluções de análises não conseguem lidar totalmente com essa situação, pois foram inicialmente projetadas para trabalhar com fontes de dados hospedadas nas instalaç&oti lde;es e costumam apresentar um alto custo de dimensionamento. Por isso, as organizações estão cada vez mais acrescentando às suas análises fontes na nuvem e nas instalações da empresa, com dimensionamento flexível e econômico e uma experiência do usuário simplificada para todos os funcionários.
As soluções de análise na nuvem da Informatica destinam-se a uma grande variedade de casos de uso de autoatendimento de análise que vão desde painéis de operações de vendas e visualizações de mapa de aquecimento do mercado para os principais indicadores de desempenhos (KPI) financeiros até insights de negócio provenientes de repositórios de dados (data lakes) de marketing. A grande diversidade de ofertas e recursos de gerenciamento de dados na nuvem da Informatica inclui autoatendimento para assistentes de integração de dados, ferramentas de preparação e limpezade dados, junto com modelos de mapeamento previamente incorporados.
Tudo isso possibilita que os usuários de negócios criem rapidamente painéis inteligentes com base em dados seguros e conectados onde quer que eles estejam. Consequentemente, em vez de gastar horas com questões complexas de preparação e integração de dados, os modelos comerciais simples e prontos para o uso da Informatica possibilitam que qualquer usuário de negócios torne-se facilmente um integrador de dados. Esse é o principal pré-requisito para as empresas que desejam oferecer serviços de autoatendimento de análise a seus funcionários.
E nos bastidores, a solução iPaaS da Informatica, que foi recentemente eleita pelo Gartner como a principal fornecedora mundial de solução iPaaS , oferece opções exclusivas de otimização de redução, dimensionamento dinâmico e transformações e mapeamentos de dados avançados para carga de dados mais rápidas em repositórios de dados globais e distribuídos. Além disso, a solução de análise na nuvem da Informatica fornece a todos os funcionários com um sistema avançado de autoatendimento de análise, que pode ser perfeitamente integrado às principais solu&cc edil;ões de armazenamentos de dados e aplicativos na nuvem e de autoatendimento de análise, incluindo Amazon Redshift, Amazon Web Services, NetSuite, Microsoft Azure, Microsoft PowerBI, Salesforce Wave, Tableau, Workday, entre outros.
“A Informatica oferece a agilidade e a simplicidade que os usuários comerciais atualmente demandam das soluções de análise modernas”, comentou Jim Davis, vice-presidente Executivo e Diretor de Marketing da Informatica. “Graças a nossas soluções de nuvem pioneiras, nossas grandes parcerias com os principais fornecedores de serviços de nuvem enossa oferta de iPaaS líder de mercado, conquistamos uma posição de destaque e somos capazes de ajudar as empresas a seguirem a tendência disruptiva do autoatendimento de análise e a obter vantagem para o negócio.”
Os clientes da Informatica podem capacitar seus novos usuários avançados e onipresentes por meio de uma combinação dos seguintes fatores:
Business Intelligence com autoatendimento – As organizações podem prover seus funcionários com recursos avançados de integração e gerenciamento de dados, estimulando a criação de painéis de autoatendimento de fontes de dados na nuvem e nas instalações.
Integração de aplicativos na nuvem em tempo real – As soluções de análise podem ser fornecidas com dados integrados em tempo real praticamente de qualquer aplicativo na nuvem ou nas instalações para agilizar os processos de negócio e a tomada de decisões.
Integração de dados pronta para uso – As empresas podem facilmente desbloquear dados em massa que residem em diferentes aplicativos na nuvem e nas instalações com centenas de conectores de nuvem da Informatica pré-incorporados que dão suporte à troca, sincronização e replicação de dados bidirecionais.
Ferramentas e assistentes de preparação de dados de autoatendimento – Os usuários de negócio podem tirar o máximo proveito das opções de autoatendimento intuitivo da Informatica para ferramentas de preparação de dados, assistentes de dados e modelos de mapeamento previamente incorporados para provisionar painéis inteligentes personalizados.
Segurança de dados incorporada – Os recursos avançados de segurança de dados ajudam a prever problemas de qualidade e segurança dos dados, permitindo que sejam corrigidos pelos usuários antes que tomem maiores proporções.
Conformidade – A plataforma da Informatica é uma base segura para todas as necessidades de gerenciamento de dados, incluindo a adequação das empresas aos requisitos de conformidade padrão do setor como HIPAA, SOC 2 e PCI.