A solução de armazenamento ideal para empresas de todos os tamanhos

A solução de armazenamento ideal para empresas de todos os tamanhos

Por Gabriel Correia, Arquiteto de Soluções do Grupo Qualität

IBM FlashSystem 5200 é o mais novo membro da família de sistemas IBM de armazenamento de ponta, oferecendo os mesmos níveis de funcionalidade dos outros membros da família, mas em um formato mais compacto e eficiente, que permite às empresas começar com um investimento inicial muito baixo em armazenamento sem sacrificar o desempenho e, em seguida, expandir facilmente a capacidade e os recursos conforme as necessidades aumentam e mudam.

Quais empresas podem obter mais benefícios com o FlashSystem 5200?
Startups, scale-ups e empresas já consolidadas de pequeno e médio porte, com escritórios remotos e pontos de presença de rede representam, de longe, os ambientes de negócios mais comuns em todo o mundo, e são os tipos de organizações que podem obter maiores benefícios com a implementação da plataforma FlashSystem 5200.

Essas empresas podem não ter milhares de funcionários, mas já estão adotando as mesmas tecnologias de seus concorrentes maiores: arquiteturas de nuvem híbrida, análises em tempo real, inteligência artificial (IA) e blockchain, entre muitas outras. Isso demanda uma infraestrutura de TI que forneça grande flexibilidade e escalabilidade, serviços de dados abrangentes, movimento contínuo dentro das arquiteturas de nuvem e, talvez, o mais importante: velocidade.

Uma plataforma única
A inovadora família FlashSystem tem como base a plataforma comum de software de armazenamento IBM Spectrum Virtualize, que fornece soluções robustas all-flash e flash híbridas, oferecendo soluções de armazenamento de nível corporativo ricas em recursos e muito econômicas. Seus recursos líderes do setor incluem uma ampla gama de serviços de dados, que podem ser estendidos a mais de 500 sistemas de armazenamento heterogêneos: movimentação automatizada de dados, serviços de cópia síncrona e assíncrona no local ou para a nuvem pública, configurações de alta disponibilidade, armazenamento em camadas automatizado e tecnologias de redução de dados, incluindo deduplicação, entre muitas outras.

NVMe de ponta a ponta
O FlashSystem 5200 é otimizado para NVMe, com suporte para NVMe sobre malhas (storage area networks – SANs), possibilitando obter o mais alto desempenho de armazenamento, de ponta a ponta. As unidades flash NVMe aceleram as cargas de trabalho e reduzem a latência de armazenamento, para melhorar o desempenho dos aplicativos e a produtividade dos negócios.

As inovações contidas nos módulos IBM FlashCore (FCM) incluem uma arquitetura NVM acelerada por hardware e recursos avançados de gerenciamento, que não apenas aumentam a durabilidade do flash, mas também aceleram seu desempenho, enquanto reduzem a latência. O FlashSystem 5200 também oferece suporte a extensões iSCSI para RDMA (iSER), uma nova opção para se obter alto desempenho em redes Ethernet de baixo custo

Disponibilidade Seis 9
A disponibilidade de dados é crucial para qualquer negócio. Tempos de inatividade causam um impacto imediato, incluindo perda de fidelidade do cliente e custos financeiros. O IBM FlashSystem 5200, emparelhado com o software atual, entrega seis 9 (99,9999%) de disponibilidade de dados. Esses sistemas fornecem nenhum ponto único de falha, software de controle corporativo comprovado e a capacidade de realizar manutenção simultaneamente com E/S. Além disso, com o serviço IBM Storage Insights baseado em nuvem, é possível detectar erros de configuração para melhorar ainda mais a disponibilidade.

Funcionalidades que podem ser implantadas em nuvem híbrida
Disponível na IBM Cloud e AWS, o IBM Spectrum Virtualize for Public Cloud trabalha em conjunto com o FlashSystem 5200 para fornecer gerenciamento de dados consistente entre o armazenamento local e a nuvem pública. Dessa forma, é possível mover dados e aplicativos entre a nuvem local e a nuvem pública, implementar novas estratégias de DevOps, usar a nuvem pública para recuperação de desastres sem o custo de um segundo data center ou melhorar a resiliência cibernética com snapshots “air gap” de nuvem.

Movendo serviços corporativos para contêineres
O FlashSystem 5200 oferece o desempenho, a eficiência de dados, a proteção e a agilidade que seus contêineres demandam. Com ele é possível obter suporte aos ambientes de contêiner Red Hat OpenShift e Kubernetes, acelerando a implantação de volumes persistentes com o driver CSI de armazenamento em bloco da IBM, certificado pela Red Hat e pela IBM. É uma solução de alto desempenho para executar os aplicativos, serviços e microsserviços mais exigentes, com a agilidade para formar a base de sua estratégia de nuvem híbrida.

Gerenciamento baseado em IA e suporte proativo
O IBM Storage Insights ajuda a entender melhor as tendências em capacidade e desempenho de seu armazenamento e agiliza a solução de problemas, quando o suporte é necessário. O Storage Insights monitora a integridade, a capacidade e o desempenho do armazenamento em bloco IBM e do armazenamento externo sob gerenciamento, em um único painel de controle. Usando análises preditivas baseadas em IA, ajuda a identificar possíveis problemas antes que se tornem problemas reais. Quando o suporte é necessário, ajuda a acelerar a resolução, simplificando tíquetes e automatizando o upload de logs.

Opções de redução de dados
O IBM FlashSystem 5200 permite redução de dados, oferecendo maior desempenho para dados compactados. Melhora a eficiência com pools de redução de dados que apresentam deduplicação e compactação de bloco. Além disso, o SCSI UNMAP permite liberar espaço de armazenamento após a exclusão dos dados irrelevantes. Os benefícios incluem redução do custo de aquisição, menos espaço em rack e menores custos de energia e resfriamento ao longo da vida útil do sistema.

Quer conhecer mais sobre as soluções IBM FlashSystem para sua infraestrutura de armazenamento? Agende uma conversa aqui com nosso time de especialistas.

Referências:
IBM Datasheet: Bringing NVMe-accelerated storage performance and new levels of cost efficiency to smaller deployments in enterprises of all sizes

Reach new levels of cost efficiency, performance, density and high availability for any workload

Publicado originalmente em Qualitat 

Share This Post

Post Comment