Portland Hospital adota gerenciamento eletrônico de medicamentos

A InterSystems, empresa global em softwares para saúde conectada, anunciou que o Portland Hospital tornou-se a primeira instituição da South West Alliance of Rural Health (SWARH), do estado australiano de Victoria a implementar o gerenciamento eletrônico de medicamentos em todas unidades utilizando o InterSystems TrakCare® integrado ao sistema de informação clínica-hospitalar.remédios saúde

O hospital é uma das 12 instituições públicas na região que vem usando o TrakCare para informação clínica, administração do paciente e compartilhamento de Prontuários Eletrônicos (EHR - Electronic Health Records,em inglês) compartilhados. Agora, as informações de gerenciamento de medicamento do Portland Hospital estão disponíveis no sistema regional de EHR.

“Todos os pacientes do Portland Hospital tem agora seus medicamentos receitados e administrados por meio do TrakCare Medication Management”, disse Katharina Redford, responsável pela divisão de Produtividade e Desenvolvimento da SWARH. “As medicações que os clientes consomem antes, durante ou depois da hospitalização já são incluídas na ficha de alta hospitalar.”

Uma pesquisa apresentada pela Unidade de Qualidade do Portland Hospital mostrou que a produtividade aumentou nos quatro meses após a implementação da gestão eletrônica de medicamentos. Foi constado que o tempo para criar quadros informativos iniciais para novos pacientes diminuiu em 30% e o retorno de pacientes diminuiu em 55%. O levantamento também apontou que o departamento de farmácia diminuiu pela metade o tempo gasto na revisão dos prontuários de medicamentos, porque eles eram mais facilmente acessados de maneira online. Com a implantação, o Portland também espera no futuro melhorar a segurança dos pacientes e trazer benefícios financeiros prevenindo acidentes envolvendo prescrição de receitas e aplicação de remédios.

Em relação aos eventos adversos, explica Khatarina, o TrakCare irá gerar alertas, por exemplo, se um médico tentar prescrever penicilina a um paciente que tem alergia, ou se tiver alguma outra condição especial. O sistema alertará também se o remédio já foi administrado. O software exibe as doses recomendadas pelo banco de dados médicos da Austrália aos profissionais da saúde. Os médicos podem definir períodos mais curtos e mais longos de um tratamento, mas há uma série de controles em vigor que pode passar despercebido em uma receita no papel.”

Na próxima fase, a SWARH usará os recursos de integração do TrakCare para implementar mensagens eletrônicas seguras para fazer o upload das altas dos pacientes ao Australian Personally Controlled Eletronic Health Record (PCEHR), prontuário eletrônico australiano lançado em 2012, e compartilhá-los com os clínicos-gerais. O TrakCare também vai integrar o sistema de farmácia do Portland Hospital para criar descrições dos tratamentos dos enfermos em compliance com a Pharmaceutical Benefit Scheme (PBS), lista online de medicamentos fornecida a todos os australianos, para que os pacientes possam preencher prescrições fora do hospital.

Essas iniciativas, que estendem os benefícios da gestão eletrônica de medicamentos para além do hospital e na comunidade, fazem parte da estratégia da SWARH para implantar o gerenciamento eletrônico de remédios de forma mais ampla em toda a região. Esses benefícios incluem melhora na segurança dos pacientes por meio da diminuição de eventos adversos envolvendo prescrições erradas e reações alérgicas.

A chave para o sucesso da implantação no Portland foi o alto nível de adoção pelo corpo clínico. Katharina Redford atribuiu esse fato ao apoio do chefe executivo, e a participação da equipe na concepção do sistema e ao treinamento que tiveram na sua utilização. É importante ressaltar que as medidas de contingência existentes nos protocolos de gerenciamento de medicamentos do hospital foram efetivamente transferidas para o novo sistema eletrônico com o objetivo de proteger a segurança dos pacientes.

A usabilidade e facilidade de configuração do TrakCare também contribuíram para o alto nível de adoção. “Os usuários influenciaram na configuração do sistema. Eles tinham muito a dizer sobre o layout das telas e como eram montados seus cronogramas de trabalho”, afirma Redford. “A InterSystems tem sido muito receptiva quanto a minimizar qualquer frustação com a usabilidade do sistema.”

“A SWARH continua a liderar o caminho para o uso da tecnologia na saúde conectada, nesse caso, mostrando como a gestão eletrônica de medicamentos pode ser implementada com sucesso através do engajamento dos médicos”, disse Darren Jones, gerente-geral da InterSystems na Austrália. “Estamos satisfeitos com os resultados da pesquisa do Portland Hospital, mostrando os benefícios iniciais do novo sistema e estamos ansiosos para trabalhar diretamente com a SWARH para estender esses benefícios ao longo do tempo.”

Share This Post

Post Comment