Principais benefícios da implantação de um sistema RPA – Robotic Process Automation

Principais benefícios da implantação de um sistema RPA – Robotic Process Automation

Este texto não é para falar de uma tecnologia do futuro, longínqua e distante em alguma linha no check list das megatendências, este texto é para falar do hoje e de como organizações inteiras estão direcionadas em transformar seu dia a dia de maneira muito mais eficiente.

De acordo com Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial”, ele menciona:

 “Para se manterem competitivas, as empresas e os países devem estar na fronteira da inovação em todas as suas formas, o que significa que as estratégias que incidem principalmente na redução de custos serão menos eficazes do que aquelas que se baseiam na oferta de produtos e serviços de maneira mais inovadora“.

De fato, apenas reduzir custo não é um caminho para ganhar espaço no mercado. Os consumidores, cada vez mais empoderados, buscam experiência e valorizam as empresas que de forma verdadeira, colocam os clientes no centro do processo. Os desafios são inúmeros e a tecnologia pode ser a grande aliada em alavancar empresas para o sucesso, ganhando espaço de forma reconhecida e sustentável.

Para ajudar nestes desafios, podemos recrutar robôs. Sim, robôs autônomos que desenvolvem atividades rotineiras e repetitivas 24x7x360 e que replicam ações de um ser humano, interagindo com a interface de usuário de um sistema de computador por meio de um aplicativo de software.

Estamos falando de RPA – Robotic Process Automation e como esta tecnologia têm impactado as rotinas administrativas das empresas em busca de inovação para mais competitividade.

Para compreender o alcance desta tecnologia nas empresas, desenvolvemos uma lista com 8 benefícios:

1.     Segurança:

Apesar dos rigorosos protocolos de segurança é sempre possível que um colaborador um pouco mais desatento coloque os dados confidenciais de uma empresa em risco. Além disso, o armazenamento desestruturado das informações, que vão de um post it colado no computador ao legado de conteúdo que um funcionário leva quando sai da empresa, são alguns dos exemplos onde uma solução RPA pode mitigar os impactos negativos.

Dentre os inúmeros benefícios destacamos:

  • Centralizar todas as informações confidenciais com os robôs, eliminando interação humana;
  • Segregar e armazenar dados protegendo-o em um ambiente compatível com regulamentações, evitando duplicação e eliminando múltiplas fontes;
  • Zero margem de erro pois o robô não é suscetível a pular etapas ou esquecer processos;
  • Integrar com um plano de contingência caso a empresa tenha suas operações comprometidas criando uma redundância em nuvem que, caso haja alguma intervenção com fatores internos ou externos, a produção seja mantida;
  • Viabilizar o compliance pois é possível armazenar todo o processo executado em nível digital com total rastreabilidade e visibilidade;
  • Facilitar a Governança de TI mediante rastreabilidade dos dados;
  • Identificar os processos ineficientes e melhorá-los com a automatização.

2.     Escalabilidade

Com atividades sazonais ao longo do de um ano fiscal, uma empresa precisa de flexibilidade e agilidade para que as atividades administrativas sejam escaladas para cima ou para baixo e com isto:

  • Gerenciar de forma mais produtiva a manipulação de dados;
  • Economizar recursos (tempo e investimento) com o processo de contratação, treinamento e situações sazonais;
  • Flexibilizar os trabalhos de forma escalonada, para cima ou para baixo;
  • Manter a consistência da operação garantindo a qualidade das rotinas de trabalho.

3.     Segurança, Qualidade, Accuracy (acuracidade) e Excelência Operacional,

Com a tecnologia RPA, é possível gerenciar todo o histórico das operações. Assim como um profissional que possui uma senha para acessar o sistema, quando os robôs trabalham, é possível fazer todo o registro da atividade a partir da primeira tecla acionada. Esta força de trabalho digital permite ganho de visibilidade e total rastreamento do processo.

Independente da sua empresa possuir ou não uma CSC – Central de Serviços Compartilhados, as áreas de apoio entre elas: RH, Administrativo-Financeiro, TI, precisam estar cada vez mais aptas a atenderem de forma excelente seus clientes internos. Uma aplicação RPA pode contribuir muito para que os KPI´s sejam atingidos, entre eles:

  • Melhorar a qualidade com 100% de precisão atendendo as exigências dos SLA´s;
  • Aumentar a produtividade e o desempenho, eliminando riscos na prestação de serviços (faltas, doenças, erros e etc.);
  • Escalar a eficiência operacional com horas de processamento 24x7x360;
  • Reduzir custos e tempo de retrabalho em virtude de erros humanos;
  • Flexibilizar o atendimento mediante aumento ou diminuição das demandas internas, sem elevar custos e atendendo as mudanças necessárias da empresa e mercado;
  • Oferecer um melhor serviço ao cliente interno, apoiado em tecnologia e processos e não somente em pessoas.

4.     Apoio estratégico

Vivemos a era onde o cliente está cada vez mais empoderado e as empresas que querem sobrevier a alta concorrência precisam centralizar seus objetivos em conhecer e atender as expectativas destes clientes, e dos que estão por vir, de forma inovadora. Os projetos de RPA contribuem para tornar a jornada de consumo uma experiência positiva pois viabiliza:

  • Manipular de forma segura um grande volume de dados, consolidando informações importantes sobre o cliente;
  • Orquestrar a jornada do cliente integrando diferentes canais (omnichannel) , dados e aplicativos corporativos;
  • Estender o atendimento ao cliente, com prestação de serviços 24x7x360;
  • Contribuir para a Transformação Digital da empresa por meio da robotização de processos;
  • Digitalizar informação contribuindo para facilitar a tomada de decisão estratégica.

5.     Liberar talentos para atividades mais nobres

Para que uma empresa tenha uma elevada competitividade no mercado, a necessidade de inovar e gerar verdadeiro valor para seus clientes deve ser uma premissa que permeia toda a estratégia. Isso é possível por meio do capital de conhecimento humano, criatividade e interação colaborativa para criar cenários possíveis e para que isso aconteça, os talentos precisam estar disponíveis. As soluções RPA abrem espaço para que as pessoas façam contribuições e coloquem-se em posições de valor estratégico gerando benefícios reais para as empresas. Por este motivo, a implantação de RPA abre espaço para:

  • Liberar funcionários de atividades operacionais, repetitivas e baseadas em regras;
  • Abrir agenda para que os colaboradores possam inovar e direcionar esforços para a satisfação do cliente;
  • Constituir a cultura da empresa baseada em criatividade, co-criação e colaboração, gerando valor de forma empática e inovadora.

6.     Independe de TI

A adoção de uma nova tecnologia pode gerar stress e alto grau de ansiedade. O cliente interno precisa de recursos para tornar seu dia a dia mais produtivo, mas em inúmeros casos enxerga a tecnologia como uma caixa preta inacessível e recorre a TI para apoiar a jornada técnica que envolve a adoção de um novo sistema.

O RPA é uma solução robótica que geralmente não necessita de habilidades técnicas avançadas. Além disso, não é uma tecnologia invasiva pois trabalha perfeitamente com a integração de sistemas legados sem descartar o parque de softwares que uma empresa possui. Vale destacar novamente que esta tecnologia emula as atividades humanas em um computador e por este motivo permite acessar com facilidade os inúmeros sistemas ERP / MRP disponíveis entre eles o SAP, Totvs, Soul MV, TASY, Sistemas em Grande Porte. Dentre os inúmeros benefícios destacamos:

  • Preserva o legado tecnológico de uma empresa
  • Reduz custo com customização de sistemas
  • Ganha tempo e produtividade

7.     Flexibilidade

Em ambientes com vários sistemas, a inclusão ou melhoria de uma funcionalidade impacta nas interfaces de integração, implicando em novos desenvolvimentos, homologações e treinamentos.

Com o RPA o empenho de recursos é significativamente menor, e os resultados da nova funcionalidade serão rapidamente percebidos.

8.     Redução de Custos

Deixamos este item por último estrategicamente porque queremos defender que a implantação de uma solução RPA nas empresas pode contribuir em diversos aspectos além da redução de custos. Defendemos que os benefícios da tecnologia podem ser amplamente percebidos em toda a cadeia de valor da empresa, contribuindo de forma mais abrangente em todo o ecossistema de negócios.

Compartilhamos um estudo realizado pelo The Center for the Future of Work que examina como o trabalho está mudando, e vai mudar, em resposta ao surgimento de novas tecnologias, novas práticas de negócios e os aspectos da nossa vida profissional.

Confira:

[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2017/06/thumbnail-mauro-fiore.jpg[/author_image] [author_info]Mauro Fiore

CTO at LAVORO Automação & Informática[/author_info] [/author]

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